Cabelo elástico e quebradiço

O cabelo elástico e quebradiço é um problema sério que compromete a vaidade feminina, conheça as causas e o que fazer para recuperá-lo.

Cabelo muito danificadoNa cultura em que vivemos em que a estética é muito valorizada, cabelo bonito e saudável tem grande importância, pois além de compor a moldura do rosto, o cabelo ainda assina diferenças em nossa personalidade, contribuindo na formação da nossa imagem. Sempre que queremos dar uma valorizada no visual é no cabelo que mexemos e com tantas novidades no mercado fica difícil não alisar ou tingir as madeixas.

Porém o excesso de química pode causar um efeito danoso e comprometer a saúde dos fios, tornando o cabelo elástico e quebradiço.

                       

Cabelo elástico e quebradiço causas

O cabelo elástico é aquele que se assemelha a um chiclete, o fio fica molinho e ao puxá-lo ele estica e arrebenta com grande facilidade. Segundo os especialistas, o que torna elástico o cabelo é o excesso de química, pois as fibras do cabelo perdem a elasticidade e a umidade natural, adquirindo um aspecto emborrachado, quando seco o fio se torna tão fino que próximo ao couro cabeludo pode esfarelar, por isso ao menor toque ele se torna quebradiço.

O cabelo não suporta química em cima de química, por isso o excesso de química e o uso de chapinha e secador diariamente estão entre as principais causas para o cabelo elástico e quebradiço, pois alisamentos com intervalos muito reduzidos, coloração semanal e o mais agravante de todos, a descoloração, destroem as microfibras do fio, tornando-o elástico e quebradiço.

Secador e chapinha

Cabelo elástico e quebradiço como recuperar

Ao notar essa condição dos fios a primeira providência é parar com o uso de secador e chapinha, assim como suspender tinturas e alisamentos, pois é preciso recuperar os fios, caso contrário ele irá quebrar até a raiz. Alguns produtos como o óleo de argan, melaleuca e ureia ajudam na retenção de água nos fios, já o óleo de queratina e o silicone deixam os fios mais grossos e protegem de novas agressões eliminando o aspecto emborrachado do cabelo elástico e quebradiço, porém é um processo gradual que pode levar meses para a recuperação total dos fios, portanto é preciso paciência.

Infelizmente não é possível encontrar todos esses componentes em um único produto, por isso a dica é misturar gotas de silicone ou óleos em máscaras de tratamento. É importante nunca usar xampu antirresíduo em cabelo elástico e quebradiço, deixar o cabelo secar naturalmente e tomar muito cuidado ao penteá-lo, usando de preferência um pente de madeira. Depois que o cabelo estiver mais resistente é possível fazer uma cauterização.

Fazendo hidratação nos cabelos

A dica principal é jamais fazer qualquer procedimento nos cabelos sem a orientação de um profissional experiente e capacitado, dessa forma é possível evitar muitos problemas futuros, já para os cabelos extremamente danificados o tricologista (médico especialista em cabelo) é o mais indicado para analisar e indicar o melhor tratamento para a recuperação dos fios.

Saiba mais sobre Cabelo elástico e quebradiço com vídeo do Portal Mundo Mulheres do Youtube:

Saiba mais sobre cabelo

2 votos



Josi
03/10/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook