Cabelo elástico e quebradiço

O cabelo elástico e quebradiço é um problema sério que compromete a vaidade feminina, conheça as causas e o que fazer para recuperá-lo.

Cabelo muito danificadoNa cultura em que vivemos em que a estética é muito valorizada, cabelo bonito e saudável tem grande importância, pois além de compor a moldura do rosto, o cabelo ainda assina diferenças em nossa personalidade, contribuindo na formação da nossa imagem. Sempre que queremos dar uma valorizada no visual é no cabelo que mexemos e com tantas novidades no mercado fica difícil não alisar ou tingir as madeixas.

Porém o excesso de química pode causar um efeito danoso e comprometer a saúde dos fios, tornando o cabelo elástico e quebradiço.

         

Cabelo elástico e quebradiço causas

O cabelo elástico é aquele que se assemelha a um chiclete, o fio fica molinho e ao puxá-lo ele estica e arrebenta com grande facilidade. Segundo os especialistas, o que torna elástico o cabelo é o excesso de química, pois as fibras do cabelo perdem a elasticidade e a umidade natural, adquirindo um aspecto emborrachado, quando seco o fio se torna tão fino que próximo ao couro cabeludo pode esfarelar, por isso ao menor toque ele se torna quebradiço.

O cabelo não suporta química em cima de química, por isso o excesso de química e o uso de chapinha e secador diariamente estão entre as principais causas para o cabelo elástico e quebradiço, pois alisamentos com intervalos muito reduzidos, coloração semanal e o mais agravante de todos, a descoloração, destroem as microfibras do fio, tornando-o elástico e quebradiço.

Secador e chapinha

Cabelo elástico e quebradiço como recuperar

Ao notar essa condição dos fios a primeira providência é parar com o uso de secador e chapinha, assim como suspender tinturas e alisamentos, pois é preciso recuperar os fios, caso contrário ele irá quebrar até a raiz. Alguns produtos como o óleo de argan, melaleuca e ureia ajudam na retenção de água nos fios, já o óleo de queratina e o silicone deixam os fios mais grossos e protegem de novas agressões eliminando o aspecto emborrachado do cabelo elástico e quebradiço, porém é um processo gradual que pode levar meses para a recuperação total dos fios, portanto é preciso paciência.

Infelizmente não é possível encontrar todos esses componentes em um único produto, por isso a dica é misturar gotas de silicone ou óleos em máscaras de tratamento. É importante nunca usar xampu antirresíduo em cabelo elástico e quebradiço, deixar o cabelo secar naturalmente e tomar muito cuidado ao penteá-lo, usando de preferência um pente de madeira. Depois que o cabelo estiver mais resistente é possível fazer uma cauterização.

Fazendo hidratação nos cabelos

A dica principal é jamais fazer qualquer procedimento nos cabelos sem a orientação de um profissional experiente e capacitado, dessa forma é possível evitar muitos problemas futuros, já para os cabelos extremamente danificados o tricologista (médico especialista em cabelo) é o mais indicado para analisar e indicar o melhor tratamento para a recuperação dos fios.

Saiba mais sobre Cabelo elástico e quebradiço com vídeo do Portal Mundo Mulheres do Youtube:

CABELO ELÁSTICO E QUEBRADIÇO

Saiba mais sobre cabelo

0 voto



Josi
03/10/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Boa noite entao fui em uma cabelereira se e que a posso chamala assim ela fez luzes no meu cabelo no outro dia uma progressiva dai fui lavar o cabelo pra que meu cabelo esta igual de boneca muito emborrachado elastico por favor me de uma dica obrigado

    Ana paula
    19/12/13 às 9:06 pm
  2. ola Márcia Siqueira meus eu cabelos caia tanto q/ pensei q/ ia ficar careca já estava ficando calva fui na farmácia a farmacêutica me passou uns comprimidos p/ tomar antes das refeiçoes e outro em liquido p/ passar no couro cabeludo passar todos os dias ficar sem lavar o máximo q/ conseguir sem lavar, meu cabelo parou de cair nunca + aconteceu este problema sem contar q/ ajuda o cabelo crescer e é bom p/ as unhas também.

    geovana
    07/12/13 às 1:36 am
  3. olá, fiz a raiz do mu cabelo com mechas a três meses, agora tô querendo fazer mechas nele todo, mas meu cabelo tá muito quebradiço, eu pego um fio e estico um pouquinho e ele quebra, ta caindo d+ também, o q eu faço? erá q se eu fizer mechas dnovo ele vai cair todinho ou quebrar todo, me ajudem

    Débora Helena
    25/11/13 às 1:42 am
  4. fiz um relaxamento em um cabelo e ele caiu emborrachado, mas ele tinha sido alisado a 8 meses e feito um banho de brilho a trinta dias . quero saber se existe um tratamento de choque que estanque a queda. quero saber também se existe alguma relação se a pessoa fez uma cirurgia a trinta dias e tomou anestesia geral e tomou muitos antibióticos pois eu nunca vi coisa igual em todo a vida de cabeleireira ,coloquei o alisamento e na mesma hora tirei pois o cabelo emborrachou na mesma hora.a medida que eu molhava o cabelo inchava e o neutralizante parece que piorava a situação,por favor me der uma resposta o mais breve possível. um abraço!

    rosa sousa
    02/10/13 às 9:17 am
  5. Olá Mercia,

    Recomendo que você procure um bom profissional de cabelo para uma avaliação.

    Mundo Mulheres
    27/09/13 às 5:44 pm
  6. ola! sou jovem tinha os cabelos cachados e bonitos.. dei uma escova inteligente até então não fiquei satisfeita pois não ficou totalmente liso depois de um ano mais ou menos dei uma progressiva e ficou lisao e gostei so que depois ele começou a cair muito e quando lavo fica meio emborrachado, elástico depois que seca fica liso .. mais bem quebradiço dou varias hidratações.. o problema eh que antes tinha dado luzes agora quero retoca-la e tenho medo de quebrar maiis ainda oq devo fazer?

    mercia siqueira
    26/09/13 às 9:10 pm
  7. estou desesperada ontem uma cabelereira em um curso fez uma demostração de balaiagem no meu cabelo , e o resultado ele ficou emborrachado ñ sei o q fazer ñ quero cortar meu cabelo pois demorou anos para crescer mim diz o q fazer ?

    geisa gomes
    13/08/13 às 10:34 am
  8. estou desesperada pois uma cabelereira acabou com ele fez uma descoloração e o cabelo ficou quebrado e seco , não sei o que fazer. me ajudem.bjus obg

    maria auxiliadora
    01/08/13 às 8:57 pm
  9. adriana naves…. meu cabelo é loiro clarissimo, platinado mesmo….ja tive dificuldade de deixar ele nessa cor com o cabelo virgem….cabelo pintado é mais dificil ainda de abrir pra descolorir…pq vc vai ter q descolorir para o loiro pegar…se vc disse q ele ja esta quebradiço, é serio, não va tentar platinar agora…pq vai dar um corte quimico e vc vai ficar careca eh verdade mesmo…ja deu isso no meu cabelo … quer ficar loira?? vai puxando luzes uma vez por mês….hidrate teu cabelo TODA semana…e quando for puxar as luzes peça pro cabeleireiro nao usar toca…e fazer as luzes manual mesmo…tomara q vc veja o post antes de fazer qlqr coisa…compre umas ampolas de queratina, proteina, tutano…aquelas recargas de quertatina…depois da hidratação faz uma escova bem feitinha pra selar os fios…vc vai ver…depois de uns dois meses vai hidratar e ainda vai dar uma crescida…eh difícil…mas pra ficar loirona tem q ser com calma…se nao nao da certo…beijao!

    raquel
    01/07/13 às 2:40 pm
  10. Oi boa tarde o meu cabelo esta caindo muito e quebradiços depois q passei usar chapinha de 8em8dias mesmo usando protetor o que eu faço estou a quase 2 meses sem usar chapinha e secador. um abraço

    simone
    26/03/13 às 3:54 pm
  11. ,meu cabelo era loiro com luzes, resolvi pintar de preto, uma semana depois tornei pintar de preto , quinze dia depois puchei luzes e fiz progressiva e meu cabelo emburrachou e quebrou ,agora ja faz dez dias e ja fiz treis hidratacao, quero pintar o de loiro clarissimo ele vai resistir ?

    adriana naves
    25/03/13 às 7:34 pm
  12. Boa noite,fis um alisamento em julho e perdi a metade do meu cabelo meu Deus fiquei apavorada entrei em desespero ele ficou emborrachado caindo muito os maços.Fis o alisamento numa Professional paguei muito caro e o resultado foi frustador ate hoje sofro não tenho mais aquele cabelo bonito não posso ir na praia na piscina minha vida mudou estou muito triste.

    Maria wilchen
    05/03/13 às 9:36 pm