Brinquedos para o bebê

Você sabia que a melhor forma de estimular um bebê é através de brinquedos educativos. Confira as dicas do Mundo Mulheres.

Bebê de olho azul

Os brinquedos são de fundamental importância no desenvolvimento psicomotor dos bebês, existem peças apropriadas para todas as idades. Os brinquedos trazem alegria à criança, e também são instrumentos essenciais na formação da personalidade.

Os recém-nascidos necessitam de motivação para que possam assimilar noções de cor e forma, por isso é recomendado oferecer objetos coloridos e de textura macia.

Tipos de brinquedos

Lembrando sempre que o objetivo é o de divertir e ensinar, enriquecendo a imaginação, os brinquedos mais comuns, e também os mais procurados são: tapetes; chocalhos; e jogos educativos de encaixar e empilhar. É importante na hora de comprar escolher algo que agrade a criança e ajude no seu aprimoramento.

Bebê brincando

O brinquedo ideal para cada idade

Geralmente os bebês apreciam peças coloridas, essa é a fase em que as crianças começam a descobrir os vários detalhes do mundo através do tato, visão e audição. Brinquedos de borracha, guizos e os infláveis são os mais indicados. A variedade é grande e isso facilita na hora da escolha. Entre os vários tipos, os mais procurados são os seguintes: bichinhos de pano; chocalhos; argolas coloridas; móbiles e os que emitem som ou músicas. Alguns modelos são próprios para fixar no berço e reproduzem som ou cantigas. O ginásio para bebês também é uma boa opção.

A partir de 1 ano, quando tem início o período de maior inquietação e também quando a criança começa a explorar mais o ambiente, brinquedos de empurrar e puxar são os mais apropriados. Dos 2 anos em diante, quando começam a aprimorar ainda mais o processo de comunicação oral, é aconselhável ouvir músicas próprias para a idade, os brinquedos que emitem sons divertidos são uma excelente opção. Os meninos e meninas têm preferências diferenciadas, embora alguns brinquedos possam ser compartilhados por crianças de ambos os sexos.

Menina brincando

Mais sobre Brinquedos para o bebê

Dicas de segurança para comprar brinquedos

Algumas regras básicas devem ser observadas ao adquirir brinquedos, além da faixa etária, é importante pesquisar preços e a qualidade dos produtos. Sempre verificar o funcionamento da peça principal e dos demais acessórios, observe se o produto traz todas as informações necessárias sobre o manuseio e manutenção. Lembrando que alguns itens não vêm com pilhas ou baterias, por isso peça ao atendente que teste o brinquedo. Observe a quantidade de peças e as instruções de como montar.

Todas as informações devem ser escritas em português e com ilustrações. O manual de instruções é encontrado na caixa do produto e deve conter informações claras e objetivas tais como: prazo de validade; garantia; origem; composição; preço e todos os dados disponíveis. Na embalagem devem estar descritos a faixa etária e demais especificações.

Bebê loiro

Outros dados importantes a serem observados são: nome, endereço e CGC do fabricante, caso haja necessidade de troca ou de assistência técnica. Avisos de segurança e os possíveis riscos que o produto possa oferecer à criança. O selo do INMETRO é importante e assegura que é um produto de qualidade.

Saiba mais sobre bebês



Mais informações por email.

Comentar sobre Brinquedos para o bebê

Destaque

Mães de filhos hiperativos

Mães de filhos hiperativos