Benefícios do pilates para o corpo


Benefícios do pilates para o corpo

Muito se tem ouvido sobre os benefícios das aulas de pilates, que é uma técnica que consiste na conscientização e reeducação corporal, é bonito e saudável, pois trabalha a força, a tonificação e o alongamento de forma ampla e completa através movimentos lentos e fluentes que exercitam todo o corpo, o pilates ainda contribui de forma efetiva no alinhamento e postura global do corpo, define a barriguinha, melhora a capacidade respiratória tonifica os músculos e articulações e vem conquistando muitos adeptos, especialmente aqueles que fogem das ginásticas convencionais.
Suas aulas são baseadas em exercícios contínuos e rítmicos que exigem força, trabalha a linha do abdômen e os músculos lombares, você é quem controla os equipamentos utilizados durante a aula de forma a fortalecer e massagear todo o corpo o que permite uma evolução da capacidade individual dos praticantes.
Para os exercícios são usadas técnicas de respiração profunda muito similar as utilizadas durante as meditações, pois estudos comprovam que esse tipo de respiração alivia as tensões acumuladas e ainda aumenta a estamina, substância responsável pela sensação de bem estar, a maioria dos exercícios são feitos no chão na posição horizontal, com ou sem equipamentos, num ambiente tranquilo e com poucos alunos.
Entre todos os benefícios que o pilates pode oferecer a saúde destacamos o aumento da resistência física e mental, alonga a musculatura que envolve a coluna vertebral equilibrando-a, apresenta melhora na coordenação motora, estimula o sistema circulatório e respiratório, alivia dores crônicas, tensões e estresses, aumenta à flexibilidade e a mobilidade, melhora a concentração.
Como os benefícios contribuem na prevenção de futuras lesões, o método é muito recomendado a casos de reabilitação de problemas na coluna, uma vez que traz alívio a dores crônicas.
As aulas de pilates normalmente duram em média uma hora e são sempre bem variadas evitando-se assim a monotonia, há pouco desgaste físico e pouca repetição de movimentos que são suaves e lentos, pode ser feito sem nenhum aparelho ou com acessórios específicos como as bolas, bandas, rolos entre outros.
Como pode perceber nem sempre é necessário sofrimento para exercita-se, o foco central do pilates é uma melhor qualidade de vida, através da melhora da saúde e do bem estar, por isso o pilates é hoje um dos métodos mais procurados, pois seus exercícios unem corpo e mente de forma saudável e equilibrada.

         
0 voto



Josi
28/07/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Gostei das infomações acima e gostaria de saber quais os benefícios do pilates para pacientes que fazem quimioterapia?

    Marisa.

    marisa
    02/04/13 às 12:34 pm
  2. Boa tarde! Estou querendo fazer pilates, mas gostaria de saber se consigo um retorno para a flacidez e o tempo p o retorno já que tenho 48 anos e flacidez é algo que me incomoda bastante.

    Obrigada,

    Abigail

    Abigail
    17/06/12 às 3:27 pm
  3. pilates e seus beneficios

    ana paula
    18/03/12 às 9:48 am

X
Curta a página