Benefícios do morango para saúde

Benefícios do morango para saúde

Além de ser uma fruta extremamente bonita, dificilmente encontraremos alguém que resista ao sabor e ao aroma do morango, por ser uma fonte de fibra, combate o colesterol, é fonte de vitaminas e sais minerais, controla a pressão arterial, fornece ferro, fósforo, potássio e cálcio e ainda de quebra pode ser considerado como um grande aliado da beleza feminina ajuda a manter a pele linda e luminosa, é considerado um laxante suave, combate os radicais livres por ser a fruta que mais contém substâncias que combatem o envelhecimento das células e esses são apenas alguns benefícios do morango para saúde e beleza.
Uma das frutas mais ricas em vitamina C o morango também pode ser considerado como um verdadeiro remédio no combate ao reumatismo, pois influencia na formação e resistência dos ossos, dentes e tecidos, é muito eficiente contra infecções de garganta, fígado e sistema urinário e ainda seu consumo pode favorecer a cicatrização de ferimentos devido a seus nutrientes, tudo no morango é aproveitável, inclusive suas sementinhas, por serem consideradas fibras insolúveis ajudam e combatem nos casos de prisão de ventre, já suas folhas podem ser aproveitadas na preparação de chás, pois atuam como excelentes diuréticos, ajudando a purificar o sangue.
Quer mais benefícios dessa frutinha maravilhosa? O morango é excelente para quem está de dieta, pois em cada 100 gramas de morango há apenas 32 calorias.
E tem mais: contém no morando uma substância chamada fisetina que aliada ao fósforo, magnésio e potássio que são essenciais ao bom desenvolvimento do sistema nervoso, estimulando o cérebro em consequência melhorando a memória.
A substância responsável pela coloração avermelhada da fruta, antocianina, age como verdadeiro antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce da pele.
Para garantir os nutrientes da fruta alguns cuidados devem ser mantidos, como a higienização adequada para o consumo da fruta, por ser o morango um fruto rasteiro e por isso estar mais propenso a impurezas, o ideal é lavar a fruta em água corrente, quando possível deixá-los de molho em água com limão e vinagre, durante 15 minutos.
Por ser uma fruta muito sensível não deve ser armazenada por muito tempo, na geladeira, quando não lavados, podem permanecer no máximo por três dias.
Ao consumir tente não cortar ou picar a fruta, pois quando em contato com o ar, os antioxidantes se perdem.
Nada mais delicioso que um suco de morango geladinho nesses dias de temperatura elevada, porém evite batê-los por muito tempo no liquidificador, dessa forma as vitaminas se mantêm e seus benefícios a saúde também, ao fazer o suco, tome-o em seguida, pois os nutrientes da fruta se perdem muito rapidamente enquanto bebida.
Deu água na boca não é? Então não deixe de apreciar essa frutinha que mesmo sendo pequenina traz benefícios imensos a nossa saúde!

                       
1 voto



Josi
17/09/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook