Benefícios do leite para saúde

Benefícios do leite para saúde

Que o leite é rico em cálcio e faz muito bem a saúde todas nós sabemos, porém será que o leite nos oferece somente o cálcio, quais são os reais benefícios que o consumo desta bebida oferece a nossa saúde? Para essas e mais dúvidas, fomos pesquisar mais acerca do assunto.
O leite é considerado o alimento mais completo, por isso seu consumo é essencial desde o momento do nosso nascimento, pois além do cálcio, responsável em manter os ossos fortes, possui também oito tipos de vitaminas e minerais essenciais. Já as proteínas existentes no leite, são fundamentais para o crescimento corporal e o desenvolvimento cerebral. As vitaminas regulam as células do sistema imunológico, regulando também o fluxo sanguíneo e o sistema nervoso, por isso seu consumo é recomendado em todas as fases da vida, não sendo recomendado apenas as pessoas que sofrem com a intolerância a lactose.
Confira mais alguns benefícios que esse poderoso alimento traz a nossa saúde:
>> OSSOS FORTES.
Por ser a principal fonte de cálcio o leite combate a osteoporose, uma doença que faz parte do processo natural de envelhecimento que atinge mais mulheres que homens, tornando os ossos frágeis e sujeitos a muitas fraturas. O cálcio presente no leite atua no fortalecimento dos nossos ossos, por conter também potássio, ajuda na formação dos músculos e tecidos que liga os ossos, importante para a contração muscular.
>> PODEROSO HIDRATANTE.
Segundo alguns estudos, recentemente foram descobertos que o leite é também um ótimo repositor de líquidos, tão importante quanto à água e o seu consumo após a prática de atividades físicas apresentam efeitos positivos na hidratação, regeneração e construção dos músculos.
>> CORPO SAUDÁVEL.
Segundo alguns nutricionistas o leite é essencial para manter o cérebro e o coração trabalhando direitinho, pois a bebida regulariza os batimentos cardíacos e a coagulação sanguínea e como contem muito fósforo, auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso, já o magnésio presente na bebida é um ótimo defensor do organismo contra possíveis doenças, sendo fundamental para nosso sistema imunológico.
>> LEITES AROMATIZDOS.
Os leites aromatizados com chocolate, morando, entre outros, conseguem manter até nove nutrientes essências em relação ao leite puro, por isso pode ser considerado uma boa alternativa em substituição aos refrigerantes.
>> O LEITE É UM MIX DE VITAMINAS.
Presentes no leite estão vinte vitaminas consideradas essenciais ao nosso corpo, importantes para o bom funcionamento do metabolismo, como a vitamina A considerada fundamental para saúde da pele e cabelos, B1 e B2 nos fornecem energia, vitamina E e D fortalece os ossos e aumenta imunidade.
>> CAFÉ COM LEITE.
A famosa mistura café com leite atrapalha a absorção do cálcio pelo corpo, visto que a cafeína tem ferro, por isso os especialistas recomendam evitar a ingestão do leite perto dos horários de almoço e jantar, quando consumimos bastante alimentos provenientes de ferro.
>> CONSUMO IDEAL.
Para um adulto são recomendados até quatro copos de leite por dia, caso não goste da bebida, invista em seus derivados como queijos e iogurtes.
>> LEITE AUXILIA NO SONO.
A bebida é rica também em triptofano, ou seja, um aminoácido que relaxa os músculos, induzindo ao sono, portanto aquela velha receitinha de um copo de leite morno antes de dormir é mais que válida.
Diante de tantos benefícios não podemos dispensar um alimento tão importante que contribui tanto para nossa saúde. Como bem sabemos, uma vida saudável mantêm afastados de nós muitas doenças, além de nos proporcionar mais disposição e alegria para realizarmos todas as nossas atividades diárias, ganhando com isso uma melhor qualidade de vida.

         
0 voto



Josi
09/02/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook