Benefícios do colágeno para a saúde

Colágeno é o principal responsável pela firmeza, elasticidade, resistência entre outros benefícios para a pele. Saiba mais sobre ele.

Benefícios do colágeno

O colágeno é um tipo de proteína muito importante para o corpo, pois desempenha várias funções como manter as células unidas, fortalecer os tecidos, além de formar as fibras que dão sustento à pele. O colágeno é fabricado naturalmente pelo organismo, mas a partir dos 30 anos essa fabricação vai diminuindo, sendo necessárias outras formas de repor essa proteína. Quer saber mais, então confira os tópicos abaixo.

A importância do colágeno

O colágeno é um tipo de proteína que trabalha em conjunto com a elastina (outro tipo de proteína), juntas dão apoio aos tecidos do corpo, ou seja, proporcionam a firmeza, força, elasticidade, flexibilidade e resistência. Á medida que vamos envelhecendo, o corpo vai produzindo menos colágeno, ficando evidente quando aparecem rugas, flacidez, articulações e ossos mais frágeis.

Algumas pesquisas mostram que a partir dos 30 anos o corpo começa a perder cerca de 1% da produção de colágeno a cada ano que passa. Então aos 50 anos o corpo passa a produzir em média 35% de colágeno que é necessário para manter a elasticidade e firmeza de outros órgãos.

Devido a esse fator, médicos de várias áreas como os nutricionistas recomendam procurar outras fontes de colágeno, já que o corpo não consegue produzir naturalmente a quantidade necessária. Então o colágeno se faz necessário a partir dos 30 anos.

Importância do colágeno

Colágeno sacia a fome

Um ótimo benefício do colágeno é de saciar a sua fome. Isso porque ele deixa a digestão mais lenta, pois forma um “bolo” no estômago, preenchendo os espaços e enganando a fome. Como o colágeno é um tipo de proteína, é capaz de fazer com que você tenha um processo digestivo bem mais lento do que os outros tipos de alimentos, além disso, o próprio processo de digestão do colágeno promove um maior gasto calórico. Então se você quer algo para te ajudar a perder aqueles quilinhos, o colágeno é um ótimo aliado.

Balança

Colágeno turbina os músculos

O colágeno também é super indicado para quem quer tonificar os músculos, isso porque ele faz com que o corpo mantenha a quantidade adequada de massa muscular, além de ajudar na reconstrução das fibras musculares que são perdidas. Outra papel importante do colágeno o é a recuperação mais rápida dos músculos entre uma atividade e outra.

Colágeno turbina os musculos

Mais sobre Benefícios do colágeno para a saúde

Alimentos ricos em colágeno

O colágeno é encontrado na pele, ossos, cartilagens, ligamentos e também nos tendões, sendo que sua principal função é proporcionar a sustentação das células, assim mantendo-as unidas. Para amenizar essa perda de colágeno é importante investir em uma reposição que pode ser feita através de uma alimentação saudável.

O ideal é manter uma alimentação rica em proteínas magras e ômega 3 que inclui carnes magras, peixe, ovo, brócolis, feijão, ervilha, cereja, uva, soja, aveia, leguminosas, frutas vermelhas entre outras. É importante também o consumo de alimentos ricos em vitamina C, que irá ajudar a estimular a produção de colágeno no corpo.

Mulher comendo

Fora os alimentos você também encontra colágeno em pó e em capsulas que são vendidas em farmácias e casas de produtos naturais.

Quer saber mais sobre os benefícios do colágeno? Então não deixe de conferir o vídeo do Youtube que o Mundo Mulheres separou para você:



Mais informações por email.

Comentar sobre Benefícios do colágeno para a saúde

Destaque

Como fazer fondue para o Inverno

Como fazer fondue para o Inverno