Benefícios da sauna para a saúde

A sauna úmida ou seca é capaz de aliviar a tensão, estimular a circulação, além de ajudar a rejuvenescer e muito a pele.

A sauna seja seca ou a vapor é sempre uma boa opção para quem busca relaxar o corpo e a mente. Trata-se de uma prática muito comum e disciplinada entre os europeus visando à longevidade e por aqui vem conquistando cada vez mais adeptos, seja no clube, academia ou condomínio é um ótimo momento para as amigas que queiram colocar o papo em dia, ou simplesmente desligar-se da agitação e do estresse que nos acompanha diariamente. Além desses momentos relaxantes que a sauna propicia, saiba que sua prática pode fazer bem mais pela nossa saúde, tornando-se uma grande aliada no quesito beleza, beneficiando corpo e mente.

                       

Segundo alguns dermatologistas a sauna dilata mais os poros, aumentando assim a sudorese, facilitando a eliminação de células mortas da pele, portanto é o momento ideal para usar hidratantes ou até mesmo aquela máscara facial, o calor da sauna favorece ainda uma boa limpeza de pele, a depilação e esfoliação, tudo o que você aplicar na pele ou nos cabelos será absorvido de maneira altamente eficaz, porém a sensação de diminuição de peso não passa de uma falsa impressão, trata-se de líquidos perdidos mais que serão repostos.

A sauna ainda desintoxica o organismo de sais minerais, toxinas e gorduras indesejadas, limpando e purificando o sangue, pele e o cérebro, todas essas toxinas são eliminadas através da urina e suor, relaxa ainda os músculos, reduzindo assim dores musculares, à medida que os poros vão se dilatando e o suor fluindo a tensão e o estresse acumulado vai se dispersando, provocando uma sensação de relaxamento e bem estar.

Quanto à escolha do tipo de sauna, vapor ou seca, fica a critério do seu gosto pessoal, pois algumas pessoas preferem sentir o corpo mais úmido, outros preferem a sensação de suor, basicamente essa é a diferença entre elas, a sauna a vapor causa uma sensação térmica maior e sua temperatura final acaba sendo menor enquanto que a seca tem temperatura final maior, mas ambas beneficiam a saúde da mesma forma. Alguns especialistas costumam recomendar a sauna seca para o inverno e a úmida, a vapor para o verão. Entretanto os dermatologistas recomendam o uso com cautela, no máximo duas a três vezes por semana, pois quando em excesso pode ressecar a pele.

Outro ponto a ressaltar é a dilatação dos vasos sanguíneos periféricos que ocorre durante a sauna o que pode acarretar em uma possível queda de pressão arterial, portanto pessoas que sofrem ou que tenham tendência à hipotensão necessitam de muito cuidado ao usar a sauna. Muitas pessoas têm por hábito tomarem banho frio após a sauna, quanto a isso os especialistas recomendam prudência, pois mudanças bruscas de temperatura podem causar cefaléia, principalmente nos que já sofrem com enxaquecas, devido a variações repentinas nos vasos sanguíneos da cabeça, para os que sofrem com dores de cabeça constantemente não é recomendável fazer sauna. Já para os hipertensos não há qualquer contra indicação, tanto a fazer sauna, quanto a ducha gelada pós-sauna.

Com relação às roupas para se fazer sauna os dermatologistas recomendam uma roupa de banho confortável, calçar chinelos e toalhas de preferência próprias para se sentarem, dessa forma evita-se qualquer tipo de contaminação. Não há um limite de idade estipulado para o banho de sauna, podendo ser desfrutados por crianças, adultos e idosos. O banho de sauna pode ser considerado como um tratamento natural de beleza e saúde, pois além da higiene profunda ainda promove o equilíbrio entre o corpo e a mente através do relaxamento obtido. Recomenda-se, porém, antes de iniciar a prática da sauna consultar um médico para uma avaliação médica, evitando assim problemas futuros.

2 votos



Josi
14/09/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook