Benefícios da maçã para saúde

Benefícios da maçã para saúde

A maçã sempre foi uma fruta envolta a muita simbologia, visto sua história com Adão e Eva. Dificilmente encontramos uma pessoa que resista ou que não goste dessa fruta, tão comum e acessível ao bolso.
Alguns afirmam que basta uma maçã por dia para manter os médicos bem longe de nós, pois ela traz grandes benefícios à saúde, o que já se comprovou através de vários estudos é que a maçã é capaz de alimentar, controlar os radicais livres, proteger as células e ainda emagrecer. O poder da fruta está em sua rica constituição de fibras, sendo a principal delas a pectina, que elimina o colesterol do organismo, ajudando a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, sendo eficaz no controle e prevenção da diabete, regulando ainda a digestão, segundo os nutrólogos as fibras presentes na maçã são verdadeiras aliadas para o bom funcionamento do intestino, seu consumo traz maior sensação de saciedade, por isso é sempre recomendada nas dietas, favorecendo assim a perda de peso.
Além da pectina, a maçã é fonte de vitamina A, o que aumenta a resistência do organismo a possíveis infecções, além de ser uma forte aliada da boa visão. Ainda possui vitamina C, um poderoso antioxidante que retarda o envelhecimento precoce, pois inibe a atuação dos radicais livres, contribuindo para uma pele saudável e mais jovem, por muito mais tempo.
Verdadeira protetora do coração, o consumo de maçã afasta doenças cardiovasculares, devido à vitamina C presente na fruta, que por ter efeito vasodilatador e anticoagulante afasta os riscos de doenças cardíacas, não bastassem esses benefícios a fruta ainda é composta por 85% de água, o que nutre e hidrata a pele, deixando-a com aspecto mais limpa, macia e saudável.
Já para quem busca emagrecer com o auxílio da fruta, a dica é comer uma unidade média composta por apenas sessenta calorias, na hora do lanche, sendo considerada pelos nutricionistas uma maneira prática e saudável de saciar a fome. Além de ser uma fruta de fácil acesso e baixo custo ainda pode ser levada a qualquer lugar dentro da bolsa, porém esteja atenta a algumas dicas na hora de compra:
Procure pelas maçãs mais lisas e firmes, sem manchas, sem rugosidades e furos, observe a cor, pois quanto mais vermelha a casca mais doce será a fruta, geralmente as mais pesadas são as mais indicadas para o consumo. Nunca se esqueça e lavá-las muito bem antes do consumo para retirar qualquer resíduo tóxico. Você poderá armazená-la até por três semanas na geladeira, basta mantê-las em sacos plásticos para conservar o doce perfume da fruta. Caso não queira guardá-la na geladeira protege-a dos raios solares, porém quando armazenadas fora da geladeira seu consumo não poderá exceder mais que cinco dias.
A maçã é uma fruta originária da Ásia que caiu no gosto dos brasileiros, há cerca de oito mil tipos de maçãs espalhadas pelo mundo, porém somente algumas são comercializadas. Aqui no Brasil as mais conhecidas são a maçã Gala, produzida de fevereiro a outubro, Fuji que é produzida de abril a janeiro, a Golden encontrada de março a outubro, Red Delicious produzida de outubro a dezembro e a Granny Smith, encontrada somente no mês de dezembro. Porém segundo os nutrólogos o que difere uma da outra são somente o sabor, cor, textura e forma, sendo que os valores nutricionais permanecem os mesmos independentes do tipo da fruta.
Apesar de todos os benefícios que a maçã oferece a saúde nem todos podem consumir despreocupadamente a fruta, há restrições para pessoas com gastrite aguda e úlcera, pois a maçã pode irritar o estômago devido ao seu alto teor de fibras.

                       
Nenhum voto, seja o primeiro



Josi
17/02/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook