Benefícios da dança para o corpo

A dança é capaz de trazer vários benefícios para o corpo como ajudar no emagrecimento saudável, diminuir o estresse entre outros.

Mulher dançando

Nosso corpo está em constante movimento, nossos gestos podem revelar muito sobre nós e se expressam das mais variadas formas, quando estamos tristes a tendência é manter uma fisionomia carregada, corpo curvado, como se assim pudéssemos nos esconder, já a expressão de quem se encontra feliz é indescritível, assim como o corpo que parece ganhar ritmo próprio, nos impulsiona, nos torna ativos. O mesmo ocorre com a dança, uma das expressões artísticas mais antigas que consegue mexer com todos nossos sentimentos e emoções. A dança enquanto atividade física libera endorfina, uma substância que tem relação com o prazer, um exercício completo que integra corpo e mente. Os benefícios da dança para o corpo são inúmeros, dentre eles destacamos: maior flexibilidade, aprimoramento da coordenação motora, perda de peso, melhora no condicionamento físico e aeróbico, entre tantos outros.

A dança como atividade aeróbica pode ser focada em vários pontos específicos do corpo de acordo com o tipo de dança escolhida, exerce um grande gasto de energia e utilização tanto da musculatura quanto das articulações, por isso é considerada uma grande aliada nos processos de emagrecimento com saúde, visto que uma hora de dança pode queimar de 300 a 500 calorias, dependendo da intensidade e tipo de dança praticada, fortalecendo o tônus muscular, trabalhando braços, peito, abdome, glúteos e pernas. As opções de dança as quais podemos nos dedicar são várias dependendo do gosto pessoal de cada um, a dança de salão, por exemplo, exige mais dos membros inferiores como tornozelos e pés e também trabalha a agilidade e coordenação motora. O balé também exige mais dos membros inferiores, sendo os pés sua base trabalha a postura, já a dança contemporânea trabalha o corpo como um todo.

A dança quando encarada com seriedade, exige do praticante habilidade, compromisso, sem falar que se trata de uma terapia para a alma, sendo recomendada por vários profissionais de saúde, até mesmo como terapia de casal. Combate a depressão, melhora a autoestima e combate a timidez sendo uma ótima terapia de socialização. Considerada uma das atividades físicas mais democráticas enganam-se os que pensam que a dança pode ser praticada somente pelos mais jovens, cada vez mais observamos representantes da melhor Idade buscando através da dança tanto saúde física quanto metal, além de muita diversão. Mais do que técnica a dança envolve sentimento e isso todos nós temos, portanto pratique a dança, ofereça-se o primeiro passo e descobrirá o leque de benéficos que esta oportunidade lhe trará.

Mais sobre Benefícios da dança para o corpo

Saiba mais sobre dança




Josi
06/01/11

Mais informações por email.

Comentar sobre Benefícios da dança para o corpo

Destaque

Como fazer fondue para o Inverno

Como fazer fondue para o Inverno