Benefícios da cebola para saúde

Você sabia que a cebola é um forte aliado do organismo? A mesma beneficia o cabelo, previne a gripe e auxilia no emagrecimento. Veja mais!

CebolasCebola é o nome popular dado a uma planta com o nome científico Allium Cepa. Ela é uma hortaliça muito apreciada na Grécia, Roma e Egito, sendo introduzida na Pérsia, África e Europa até ser levada pelos imigrantes a América. A grande utilização da cebola é na fabricação de condimentos, pois ela proporciona um sabor especial e característico a culinária, principalmente a brasileira. A cebola possui um formato oval em diversas camadas, que ao ser cortado libera o ácido sulfénico que irrita as terminações dos olhos, fazendo-o arder.

Saiba mais sobre os principais benefícios da cebola para a sua saúde

Benefícios da cebola para o organismo

Muitas pessoas torcem o nariz para a cebola sem saber que ela é considerada um dos melhores alimentos funcionais – alimentos que são capazes de prevenir doenças – estudos comprovam que a cebola é capaz de prevenir doenças como diabetes, câncer, tumores, infecções no intestino, pâncreas e fígado além de fortalecer o sistema imunológico do organismo.

Os benefícios da cebola contra o câncer é graças a uma substância conhecida como Alicina, um composto sulforoso presente nesses alimentos, mas só quando forem consumidos triturados.  A cebola também possui uma grande quantidade de vitaminas do complexo “B”, muito importantes para combater o estresse e o desanimo.

Cebola picada

Benefícios da cebola para emagrecer

Para quem quer perder aqueles quilinhos a mais, saiba que a cebola é um ótimo alimento para quem quer emagrecer com saúde. A cebola é capaz de regular o funcionamento do estômago, é diurética e estimula os rins a liberarem toxinas e líquidos ruins e acelera o funcionamento intestinal. Mas antes de passar a incluir mais cebola em suas refeições consulte um nutricionista.

Fita métrica

Benefícios da cebola para o cabelo

A cebola é um ótimo aliado para quem sofre com queda de cabelo, caspa, coceira e para quem tem o cabelo bem fino, pois possui vários benefícios como nutrientes, vitaminas, enxofre, magnésio, potássio e cálcio que regeneram os folículos pilosos, e assim reduzindo a perda de cabelo e estimulando a circulação sanguínea do couro cabeludo. Uma boa dica para quem sofre com perda de cabelo ou possui o cabelo bem fino é mastigar algumas rodelas de cebola crua todos os dias.

Queda de cabelo

Benefícios da cebola para a gripe

A cebola é um ótimo alimento em combate a gripe, pois ela mantém as vias respiratórias abertas e descongestionadas. Possui substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antibacterianas e antifúngicas que ajudam a afastar gripes, resfriados, infecções e a diluir o muco nos pulmões, sendo muito eficaz contra tosse e bronquite. Para ser mais eficaz contra a gripe é só fazer um chá de cebola com mel que pode ser ingerido com antibióticos.

Mulher com gripe

Para usufruir de todos os benefícios da cebola de preferência por consumi-la crua, pois os compostos bioativos são sensíveis ao calor, fazendo com que perca todos os seus nutrientes e vitaminas.

Para saber mais sobre os benefícios da cebola, assista ao vídeo que segue abaixo.

Saiba mais sobre os benefícios dos alimentos






Mais informações por email.

Deixe uma resposta

  1. Quero saber se a cebola tambem ajuda no funcionamento do pâncreas ?

    Ilram Brandao
  2. SIM, SOBRE A CEBOLA ROXA, E A COMUM TAMBEM ACHO ÓTIMA TOMO E ME DOU MUITO BEM GRAÇAS Á dEUS PARA PRESSÃO ALTA ETC , TEM INÚMERAS INDICAÇOES ÓTIMAS, PRIMEIRO NOSSO dEUW O MAIOR4 DO MUNDO DEPOIS, AS DEMAIS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADACOM AS CRIAÇOES QUE ELE DEIXOU PARA SEUS FILHOS AVISO QUE NOSSOS IRMÃOS QUE TEM PRESSÃO ALTA PODEM ENGERI-LO, SEM MEDO COM A FÉ EM dEUS

    valdelice cunha alves