Benefícios da caminhada


Benefícios da caminhada

Um dos exercícios físicos mais recomendados pelos médicos é a caminhada, pois seus benefícios são inúmeros e pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer idade, desde aos sedentários aos mais esportivos, além de ser considerado um exercício saudável sua prática integra as pessoas na sociedade, pois através dele você conquista amigos, não é comum encontrarmos pessoas caminhando sozinhas ou em lugares isolados, sempre estamos em companhia de alguém e conhecemos novas pessoas adaptas ao exercício.
Através da caminhada você melhora o humor e queima até mil calorias em trinta minutos, é de graça, melhora o condicionamento físico e ainda o risco de lesões ortopédicas e cardiovasculares é quase nulo comparado a outros exercícios físicos.
Ainda não se convenceu? Conheça mais alguns benefícios bem significativos a mulheres a respeito da caminhada.
Algumas pesquisas apontam que manter uma caminhada diária de trinta minutos pode inibir os riscos de vir a desenvolver câncer de mama, pois reduz significativamente os níveis de gordura no corpo, também reduz consideravelmente as chances de vir a desenvolver a síndrome metabólica que atinge centenas de mulheres, essa síndrome é responsável pelo aparecimento de doenças como diabetes, derrames e doenças cardíacas.
A caminhada no fim da tarde pode ajudá-la a dormir melhor, pois o andar aumenta os níveis de seretonina que é o hormônio da felicidade responsável pela sensação de relaxamento e bem estar no corpo, durante a caminhada há um aumento corporal, o cérebro recebendo esse sinal baixa a temperatura em seguida, o que gera sensação de sono, mas atenção evite a caminhada próxima a sua hora de dormir, pois é muito tarde para o corpo resfriar.
Segundo um estudo realizado pessoas que sofrem de depressão, estresse e ansiedade devem incluir uma caminhada diária de trinta minutos em sua vida, aumentando para noventa minutos, cinco dias por semana, você perceberá uma melhora considerável, pois durante a caminhada o corpo produz endorfina e elementos químicos que auxiliam no humor combatendo os sintomas.
A caminhada é o exercício mais fácil e menos desgastante para quem deseja perder peso, para quem mantém uma dieta de 1500 calorias, caminhando uma hora, cinco dias por semana conseguem eliminar até 11kilos e conseguem manter o peso por muito mais tempo.
Para pessoas mais velhas estudos comprovam que mantendo uma caminhada diária de pelo menos quarenta e cinco minutos evitam a doença de Alzheimer, mantém a mente ativa e lúcida, pois enquanto caminhamos e conversamos com alguém estamos estimulamos o cérebro.
A caminhada é um exercício que chega a usar até 95% dos músculos, auxiliando os ossos que ficam mais firmes, prevenindo quanto à osteoporose.
Alguns cuidados devem ser observados antes de iniciar a caminhada, por exemplo, faça alongamentos, esse aquecimento ajuda a evitar lesões e é um sinal para o corpo que você irá iniciar uma atividade física.
Não se esqueça de manter-se hidratado antes, durante e após a caminhada, o ideal é manter uma garrafa de água e ingerir um gole de vinte em vinte minutos.
Antes de caminhar opte por uma refeição leve como frutas e vitaminas, mas nunca caminhe em jejum.
Se você está começando a praticar a caminhada não exija muito de você, o ideal para os que estão começando é alternar com um dia de descanso e um de exercício, quanto ao ritmo comece mais lento é vá aumentando gradativamente.
As roupas devem ser leves, de preferência as de algodão e de cores claras, as sintéticas devem ser evitadas, para os pés tênis adequado a prática de exercícios, nunca caminhe de sapatos ou saltos, alguns acreditam que se suarem mais estarão perdendo mais peso e, nunca caminhe com cintas ou plásticos atados ao corpo, pois isso dificulta a saída do suor, não irá fazê-lo perder mais peso e ainda comprometerá a temperatura corporal.
Procure fixar um horário para que seu organismo se adapte ao exercício, os horários mais recomendados são o da manhã antes das 10 horas ou no final da tarde, principalmente para os diabéticos, hipertensos e cardíacos. Evite o sol e o frio, nunca se esqueça de usar protetor solar, caso esteja chovendo você poderá fazer o exercício em lugares cobertos, como a garagem do prédio, por exemplo, mas esteja atento para não se distrair ou perder o ritmo.
Para toda parte do corpo que se olhe encontramos um benefício para caminhada, melhora a circulação sanguínea e por consequência o coração e o pulmão, por tudo isso que a caminhada é o exercício mais recomendado, não requer tanto treinamento e traz grande benefício à saúde. Portanto, escolha um horário, chame suas amigas e “pé na estrada” em prol a saúde e o bem estar!

         
0 voto



Josi
02/06/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página