Banho de balde para bebê

A hora do banho pode ficar ainda mais confortável para os bebês se realizada em baldes adequados, conheça mais sobre o assunto.

Banho de balde para bebê

A gravidez é com certeza um momento maravilhoso e muito especial na vida das mulheres, um período de grandes transformações e também de muitas descobertas, principalmente para as futuras mamães que buscam novas informações e conhecimentos a cada dia, a fim de auxiliar no bem estar do seu pequeno que está para chegar.
Diante disso hoje trataremos de um assunto muito delicado e até mesmo traumático para muitas mamães, a hora do banho, pois além do medo em segurar uma criaturinha tão frágil e delicada ainda acompanha uma trilha sonora angustiante, o choro do bebê. Isso ocorre devido à nova transição extrauterino que o bebê está vivenciando, pois imagine deixar um local em que se sentia seguro e aquecido, sempre na mesma posição, para se adaptar a novas posturas, mudanças de temperatura e sons, por isso o banho de banheira costuma ser tão traumático, pois além da mudança de temperatura, o bebê fica de barriga para cima, posição em que se sente completamente desprotegido, resultado, choro e estresse.
Agora, já imaginaram deixar a banheira de lado e dar banho em seu bebê num balde? Pode parecer estranho, mas está sendo a melhor opção, pois traz de volta a criança a sensação que ele tinha no útero materno, devido à posição fetal em que ele fica e a compressão da água, deixando-o muito mais relaxado e seguro.
Além do efeito relaxante e anestésico, o banho de balde apresenta outros benefícios, como a água que demora mais a esfriar, reduz cólicas, melhora o sono, além de ser super fácil seu transporte e manuseio.
O banho de balde é recomendado desde o nascimento até os seis meses de vida do bebê, no Brasil, existem baldes próprios para essa finalidade como o Tummy Tub, que possui um formato próprio para o bebê, feito de material atóxico e com base antiderrapante, porém pode ser substituído por baldes convencionais, que são bem mais baratos, já que o Tummy Tub custa em média R$130,00, pode ser facilmente encontrado em lojas especializadas para bebês em diversas cores.
Para os recém-nascidos o ideal é que sejam envolvidos em uma fraldinha, sendo que os pais devem segurá-lo pelo corpo, embaixo dos braços ou pelo ombro, como o bebê flutua na água ele precisará desse apoio, conforme for se desenvolvendo logo poderá sentar-se sozinho no balde, mas sempre na presença de um adulto.
Segundo os especialistas, nos primeiros meses não há uma necessidade excessiva de limpeza, por isso a hora do banho deve ser vista como um momento relaxante e prazeroso para o bebê, um momento de imersão e conforto, a água deve ser aquecida a uma temperatura agradável em torno de 36ºC, já a quantidade de água deve variar de acordo com o tamanho do bebê, porém jamais deve ultrapassar a altura dos ombros.
Portanto fica aqui a dica, muitas mamães que já experimentaram o banho de balde e relatam que a água quentinha ajuda a aliviar as cólicas, os bebês ficam tão tranquilos que muitos chegam a dormir durante o banho, outra dica é misturar a água chá de camomila ou óleos especiais, deixando o momento ainda mais prazeroso e relaxante.

Mais sobre Banho de balde para bebê

23/05/11 por Josi

   

Mais informações por email

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook