Azia na gravidez o que fazer


Azia na gravidez o que fazer

Muitas mamães acabam sofrendo alguns desconfortos provocados pela gravidez e a azia é uma delas. É muito comum no terceiro trimestre da gravidez e caracteriza pela ardência, ou sensação de queimadura, daí vem o nome conhecido por “queimação”, que ocorre no peito, é sentido também na garganta e chega à boca de forma ácida.
O termo correto a essa sensação é pirose, palavra que vem do grego e seu significado é ação de queimar, as mulheres grávidas tendem a sentir mais devido ao crescimento do útero que faz pressão no estômago e intestino, essa pressão faz com que o conteúdo que se encontra no estômago volte ao esôfago provocando esse desconforto. A azia também é provocada pelo aumento de hormônios, como a progesterona que leva ao relaxamento do corpo, que faz com que volte o conteúdo do estômago irritando o esôfago.
Abolir totalmente a azia é impossível, o que você deve fazer é evitar alguns alimentos que contribuem para esse problema, não há nenhum específico e a azia pode variar de mulher para mulher, umas podem sentir mais que outras, alguns estudos revelam que a cafeína pode piorar muito essa sensação, portanto deve ser abolido para aquelas que sofrem com esse mal, comidas ácidas e gordurosas devem ser evitadas. Algumas bebidas e certos alimentos devem ser evitados como chocolate, mostarda, vinagre, carnes processadas, comidas picantes ou condimentadas.
Evite comer grandes refeições, ao invés disso come várias vezes ao longo do dia em quantidades menores, deite-se após três horas da última refeição, com almofadas altas elevando o corpo, quando estamos deitados os ácidos estomacais sobem com mais facilidade, piorando a azia.
Após as alimentações uma boa opção são os chicletes, pois estimulam as glândulas salivares, neutralizando os ácidos estomacais.
Procure controlar seu peso e use roupas confortáveis evitando aqueles que apertam a cintura.
Caso persistam os sintomas procure orientação do seu médico em alguns casos podem ser prescritos medicamentos, mas lembre-se nunca inicie um tratamento por conta própria, pois nem todos são aconselháveis durante a gravidez, podendo ocasionar problemas sérios para mamães e bebês.

         
0 voto



Josi
13/05/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Sempre que estiver com azia ,posso chupar limao com Sal?

    pois quando chupa amenisa a azia pouca coisa mas alivia.!

    Joyce lUiza das Neves
    26/01/11 às 8:58 pm
  2. Estou no 8º mês de gravidez e sinto uma zia insuportável principalmente à noite. Posso tomar sal de frutas Eno?

    vanessa
    25/07/10 às 7:19 pm

X
Curta a página