Atraso menstrual o que pode ser?

Normalmente o atraso menstrual é associado à gravidez, porém há casos em que podem indicar problemas mais sérios, vejamos o que pode ser.

Mulher com mão na bocaPara mulheres com vida íntima e ciclo menstrual normal, basta um dia de atraso na menstruação para os “cabelos ficarem em pé”. A menstruação é muito importante para saúde da mulher, porém só nos damos conta disso quando deixamos de menstruar, um atraso menstrual além de poder ser o primeiro sintoma de gravidez, pode indicar também problemas femininos mais sérios.

Muitos fatores interferem diretamente no ciclo menstrual, que pode ser tanto de ordem física quanto emocional, por isso um atraso de aproximadamente 10 dias, desde que não seja com frequência, até pode ser considerado normal pelos médicos.

                       

Vejamos mais a cerca do atraso menstrual, o que pode ser e quando de fato se preocupar.

Atraso menstrual pode ser doença?

Se você vem apresentando alterações no ciclo menstrual há pelos menos três meses, já fez o teste e descartou a possibilidade de ser gravidez, saiba que algumas doenças têm como principal sintoma o atraso menstrual, sendo as mais comuns a síndrome dos ovários policísticos, alterações nos ovários, endometriose, problemas na tireoide, fibrose uterina (cistos), obesidade ou anorexia e alguns tumores no sistema nervoso central.

Falência ovariana decorrente da menopausa também causa atraso menstrual e em alguns casos pode se manifestar de forma precoce, por isso esteja atenta. Outra causa bastante comum que compromete a menstruação é o uso excessivo de pílula do dia seguinte, seu uso frequente provoca alterações hormonais o que pode comprometer a menstruação por meses.

Atraso menstrual pode ser câncer?

Infelizmente alterações no ciclo menstrual podem indicar sim doenças bem mais sérias, como os cânceres ginecológicos, que entre os mais frequentes destacam-se os tumores de colo de útero, do ovário, endométrio, vulva e órgão feminina. Dentre as principais causas estão o início precoce da vida íntima, hábitos de vida inadequados com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabagismo, alimentação inadequada, sedentarismo, falta de cuidados com a saúde, incluindo o descuido com os exames femininos periódicos como o papanicolau, por exemplo, má higienização íntima e a contaminação frequente com o vírus HPV.

Dentre os sintomas que podem indicar um câncer ginecológico estão irregularidades consecutivas nos ciclos menstruais, que podem se manifestar através do atraso menstrual, sangramento excessivo e fora do período menstrual ou suspensão total da menstruação, intensa dor pélvica, corrimento que pode ser com sangue ou não e dor durante as relações.

deitada preocupada

Atraso menstrual pode ser psicológico?

Alguns fatores de ordem emocional podem interferir também na regularidade da menstruação. Situações de nervosismo, estresse, ansiedade, fortes emoções e alterações no sono podem provocar  atraso menstrual, devido a um desequilíbrio hormonal. A ansiedade ocasionada pelo desejo de engravidar também pode comprometer o psicológico da mulher, levando esta a um atraso menstrual.

psicológico

Atraso menstrual pode ser mioma?

Embora raramente o mioma apresente sintoma específico ele não causa atraso menstrual, mas sim sangramento uterino anormal, ou seja, sangramentos mais intensos, acompanhado de cólicas, dor durante a relação, aumento urinário e na maioria das vezes é facilmente diagnosticado pelo aumento abdominal. O mioma é um tipo de tumor benigno, sólido, que aparece no útero.

atraso menstrual3

Atraso menstrual pode ser cisto?

Os cistos normalmente podem se formar dentro, fora ou sobre o ovário e dentre as típicas doenças femininas é considerado um problema comum em mulheres com idade fértil. Os cistos ovarianos raramente são cancerosos e na maioria das vezes não apresentam sintomas, porém menstruação atrasada, irregular ou dolorosa pode ser sinal de cisto ovariano.

consulta

Independente das causas é importante deixar claro que o atraso menstrual não pode ser ignorado, principalmente se vem ocorrendo com certa frequência. Embora possa ocorrer um atraso, o ideal é procurar um ginecologista para investigar as causas e  através de exames poderá descobrir o que pode ser esse atraso para tratá-lo adequadamente.

Saiba mais sobre atraso menstrual

8 votos



Josi
27/04/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Tomo anticoncepcional para não menstruar a mais de um ano , mas menstruei e estou sentido fortes cólicas pode ser algo grave?

    Krishna Matos
    30/03/14 às 7:44 pm
  2. dores no pe da barriga escorrecao brancas

    dynha
    07/03/14 às 10:06 pm