Atraso de menstruação um sintoma comum de gravidez

É comum as mulheres associarem o atraso da menstruação com gravidez, porém muitas causas têm como principal sintoma o atraso menstrual.

Mulher observando teste de gravidezUm pequeno atraso na menstruação já é motivo para suspeitar de um sintoma clássico de gravidez, mas vários fatores podem causar irregularidades na menstruação, por isso o primeiro passo é fazer um exame de sangue para confirmar ou não uma possível gravidez.

Caso você não esteja grávida um leque de possibilidades se abre para explicar o atraso menstrual, que pode variar desde problemas físicos a emocionais, por isso nem todo atraso na menstruação pode ser considerado um sintoma de gravidez, vejamos mais.

                       

Atraso de menstruação é comum?

A menstruação é símbolo de fertilidade e sua presença indica que nosso aparelho reprodutor está saudável, por isso toda e qualquer irregularidade menstrual deve ser investigada. Como muitos fatores psicológicos podem afetar diretamente a menstruação um atraso de 03 a 05 dias, desde que não seja frequente é considerado normal pelos médicos em mulheres de fluxo menstrual regular, mas como outros fatores mais sérios, como doenças, podem apresentar como principal sintoma irregularidades ou atrasos na menstruação é conveniente que se consulte um ginecologista para uma avaliação mais detalhada das causas.

Mulher com mão na barriga

Atraso de menstruação é sempre gravidez?

Se houve contato íntimo desprotegido o atraso da menstruação pode ser sim gravidez, por isso nesses casos a melhor solução é fazer um teste de gravidez para confirmar ou descartar a hipótese. Porém muitos outros fatores como estresse, cansaço, nervosismo, ansiedade, má alimentação, alterações hormonais, fortes emoções, podem atrasar a menstruação por alguns dias, assim como algumas doenças tipicamente femininas como tumores, cisto nos ovários, miomas, alterações na tireoide podem apresentar como sintoma o atraso menstrual, por isso não podemos afirmar que todo atraso menstrual significa gravidez.

Mulher em duvida

Sintoma mais comum gravidez

Existem alguns sintomas que apesar de incômodos costumam ser clássicos da gravidez, embora os sintomas possam variar de mulher para mulher é raro encontrar alguma que tenha passado ilesa por eles, o sintoma mais conhecido da gravidez é o atraso da menstruação, mas um aumento repentino da frequência urinária, sono e cansaço maiores que o habitual, náuseas e enjoos, variações de humor, aumento da sensibilidade nos seios, costumam ser os primeiros sinais de gravidez, que embora não confirmem a gravidez servem de alerta para que a mulher possa fazer um exame.

Mulher se observando no espelho

Como o atraso da menstruação é algo que perturba muito as mulheres é comum associar o atraso menstrual à gravidez, mas como vimos várias causas podem levar a um atraso menstrual, por isso a qualquer sintoma de anormalidade o ideal é sempre consultar um médico ginecologista, para que através de exames possa diagnosticar o motivo do atraso da menstruação.

Veja mais sobre atraso de menstruação e gravidez

1 voto



Josi
07/10/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. NÃO VEM PARA MIM FAZEM 7 MESES GOSTARIA DE SABER O QUE PODE SER. OBRIGADO

    Patrcia Gouvea
    16/01/14 às 7:55 am