Atividade física na terceira idade benefícios

Um estilo de vida mais ativo na terceira idade é capaz de trazer vários benefícios à saúde. Saiba mais no Mundo Mulheres.

Exercícios na terceira idade

A expectativa de vida dos brasileiros vem crescendo a cada ano, isso porque cada vez mais pessoas estão se conscientizando que para uma melhor qualidade de vida é necessário haver um equilíbrio tanto físico quanto mental. Para se chegar a uma “velhice” saudável devemos ter em mente que isso resultará dos hábitos que adotamos hoje, por isso uma alimentação saudável, um bom convívio familiar, lazer, abandono de vícios e exercícios físicos, resultam não só em uma boa qualidade de vida, mas também em longevidade. Como sabemos os exercícios físicos são importantes em qualquer fase da vida, porém na terceira idade eles se tornam essenciais, não só pelos benefícios físicos, mas também pela sensação de bem estar que proporcionam.

Nosso corpo assim como nosso organismo passa por uma série de mudanças ao longo da vida, porém quando chegamos à terceira idade os cuidados devem ser redobrados, pois geralmente nesse período costumam surgir algumas complicações decorrentes da idade e do nosso estilo de vida inadequado como, diminuição da massa muscular, aumento de gordura no organismo, osteoporose, diminuição da habilidade motora, ligamentos e tendões mais fracos, entre outros, por isso a prática de exercícios físicos além de ser um grande alívio para algumas doenças ainda atua de forma preventiva em outras, retardando e muito o processo de envelhecimento.

Entre os vários benefícios que a prática de exercícios físicos pode trazer a saúde dos idosos listamos a melhora da capacidade aeróbica e a coordenação motora, combate a obesidade, evita e retarda o surgimento de diabetes, reduz os riscos da osteoporose, aumenta a força muscular, proporciona maior energia, equilíbrio e flexibilidade ao corpo, diminui a ansiedade, fortalece músculos reduzindo assim dores provenientes de doenças como artrite, bursite, tendinite, artrose e doenças da coluna, diminuem os riscos de vir a desenvolver doenças cardiovasculares, melhora a agilidade e a velocidade ao andar, diminuindo quedas e fraturas e, com isso não se obtêm somente a melhora no aspecto físico, mas também se reflete na autoestima, pois através dos exercícios se adquire a sensação de bem estar e uma maior capacidade de cuidarem de si mesmos, desempenhando assim papel fundamental na adaptação ao nosso estilo de vida, facilitando a adaptação à aposentadoria.

Para todos que já passaram dos sessenta anos, os profissionais recomendam manter pelo menos uma atividade física que seja prazerosa e tranquila, além de uma dieta balanceada e o consumo de água, principalmente durante as atividades físicas. Para quem mantém o hábito de se exercitar a dica é jamais se esquecer dos alongamentos, essenciais antes e após a prática dos exercícios. Para quem vai iniciar um ciclo de atividades físicas, abandonando o sedentarismo é importante escolher um horário que seja adequado e se exercitar de três a cinco vezes por semana, no mínimo vinte minutos. Agora, é importante frisar que as atividades devem iniciar de forma moderada e ir aumentando a intensidade gradualmente, respeitando os limites do seu corpo.

Mais sobre Atividade física na terceira idade benefícios

Para toda e qualquer atividade física, antes de tudo é importante escolher uma que seja prazerosa, por isso dentre as opções a caminhada, yoga, pilates, hidroginástica, alongamentos e exercícios com peso estão na preferência dos praticantes da terceira idade, conheça cada uma delas e escolha a que mais tenha a ver com seu estilo. Antes de iniciar qualquer atividade física é imprescindível uma visitinha ao seu médico, pois somente este poderá orientá-la quanto ao programa de atividades físicas mais adequadas ao seu caso, pois cada um deve buscar por atividades físicas de acordo com suas restrições e características. Somente assim a prática de exercícios físicos poderá auxiliá-la no resgate a saúde, proporcionando benefícios de valor inestimável, melhorando ainda mais a qualidade de vida na terceira idade.

Saiba mais sobre atividades físicas




Josi
04/04/11

Mais informações por email.

Comentar sobre Atividade física na terceira idade benefícios

Destaque

Como fazer fondue para o Inverno

Como fazer fondue para o Inverno