Ansiedade e depressão sintomas

Ansiedade e depressão sintomas

Com a vida cada vez mais agitada e corrida, torna-se praticamente impossível estarmos bem todos os dias, por isso nossa vida é composta de altos e baixos, podemos estar felizes num momento e extremamente tristes num outro. Sentir-se triste, decepcionado, frustrado diante de algumas situações como a perda de um ente querido ou uma doença pode ser considerado normal, porém muitas pessoas confundem esses momentos de tristeza com depressão.
Sentir-se infeliz, por algum tempo, diante de algumas situações é considerado uma depressão situacional, pois é uma reação normal do ser humano diante as dificuldades existentes, não se trata de depressão, o termo correto seria “sentir-se deprimido”. A depressão clínica caracteriza-se pela tristeza profunda com ou sem causa aparente e que domina por completo o indivíduo comprometendo atividades rotineiras, como trabalhar, estudar, se divertir, alimenta-se, dormir, um sentimento que compromete toda sua capacidade, que pode haver alívio ou não.
Pessoas que sofrem de depressão clínica sentem-se sem energia, vazias, sem vida, não encontram prazer em nada, sentem-se afastados da realidade envolto a muita tristeza e desespero, instala-se um desânimo esmagador.
Algumas pessoas junto à depressão desenvolvem uma ansiedade extrema gerando transtornos mentais, a ansiedade generalizada, por exemplo, como o próprio nome já diz não tem causa única, pessoas que sofrem com esse transtorno vivem num estado de tensão e preocupação excessiva e contínua. Outro transtorno bastante conhecido é o do pânico vem acompanhado de tremor, suor, falta de ar, são episódios curto de medo e pânico, os sintomas são similares a um ataque cardíaco.
O transtorno compulsivo obsessivo (TOC) é caracterizado pela ansiedade extrema em deixar tudo em ordem, geralmente quem sofre desse transtorno tem obsessão por limpeza, mantendo tudo limpo e arrumado.
Algumas ansiedades podem ter relação com transtornos pós-traumáticos decorridos de um abuso sexual, desastres, assaltos ou crimes, perda inesperada de entes queridos. Em alguns casos a ansiedade pode ter origem em certas fobias específicas como medo de voar, medo de animais, lugares fechados ou de tumulto.
A depressão pode estar associada a um transtorno mental, por isso a ansiedade está relacionada diretamente a ela, não são em todos os casos que a pessoa depressiva fica deitada sem energia para nada, algumas pessoas depressivas são tão ansiosas que são incapazes de relaxar ou dormir, em alguns casos essa ansiedade os impedem de trabalhar ou de manter vida social a angústia que sentem são totalmente descabidas para situações consideradas normais e corriqueiras.
A ansiedade e depressão podem ter várias causas, em alguns casos está relacionado a condições familiares sem ser via de regra, estudos comprovam que períodos de estresse elevado podem agravar muito os quadros de quem já tem pré disposição a ansiedade e depressão.
Fique sempre atenta aos sintomas, a ansiedade e a depressão apesar de estarem atreladas, devem ser tratadas de maneira isolada, por isso recomenda-se ajuda médica, em alguns casos medicamentos podem ser prescritos, mas é importante um acompanhamento psiquiátrico ou psicoterapia, pois esses profissionais são os mais indicados a identificar sentimentos e comportamentos destrutivos, auxiliando o paciente de maneira efetiva e segura a trabalhar com seus sentimentos evitando a depressão e ansiedade.

                       
2 votos


Josi
28/05/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook