Amaranto para que serve?

Saiba para que serve o amaranto, um dos cereais mais ricos em ferro e outros nutrientes, que traz grandes benefícios a saúde.

AmarantoUma alimentação saudável é o segredo para quem busca equilíbrio na saúde e uma melhor qualidade de vida, a alimentação é muito importante e até mesmo necessária para aquelas pessoas que sofrem com alguma disfunção, necessitando de certos alimentos para suprir a carência de nutrientes no organismo.

Por tudo isso o amaranto, também conhecido por feijão dos Andes, vem se tornando cada vez mais popular na mesa dos brasileiros, um cereal altamente nutritivo, rico em proteínas de alto valor biológico, que serve também como um potente aliado das dietas, pois promove o emagrecimento de forma rápida e saudável.

                       

Amaranto benefícios para a saúde

Mulher sorrindo com tigela na mãoSegundo estudos, o amaranto é considerado um alimento funcional, pois atua no nosso organismo como um todo, prevenindo alguns tipos de doenças e trazendo muitos benefícios para a saúde, como a prevenção da desnutrição e o excesso de peso, devido ao seu alto poder de saciedade, sua farinha é considerada uma ótima opção para os celíacos, pois não contém glúten.

Devido a várias substâncias presentes no amaranto como o óleo, fibras e proteínas foram comprovadas cientificamente seu alto poder de combate ao colesterol. Segundo pesquisas realizadas no Centro Universitário de Vila Velha, pessoas que consumiram a farinha de amaranto ou alimentos a base de amaranto, conseguiram diminuir o colesterol em até 16%, no prazo de duas semanas, comprovando mais um benefício do amaranto para saúde.

O consumo de amaranto serve também para atletas, pois devido a suas propriedades naturais ele ajuda no aumento da massa magra, além de possuir ação anti-inflamatória, recuperando músculos após a prática das atividades físicas, ainda fortalece o sistema imunológico e combate a hipertensão arterial.

Amaranto propriedades nutricionais

Amaranto em grãosAs proteínas encontradas no amaranto são muito superiores quando comparadas a alguns vegetais como a soja e o feijão, sendo biologicamente comparada a proteína do leite. Também é rico em fibras e fonte de cálcio, zinco, fósforo, potássio e vitaminas A e C.

O amaranto ainda possui mais ferro em relação a qualquer outro cereal e por conter lisina é considerado pelos nutricionistas um alimento equilibrado e de alto valor nutricional.

Amaranto serve para emagrecer?

Devido ao seu alto teor de proteínas, o amaranto vem sendo cada vez mais utilizado por quem deseja perder peso de forma saudável, seu consumo regulariza a absorção do açúcar o organismo, já as fibras reduzem a velocidade da digestão, promovendo uma sensação de saciedade por muito mais tempo e ainda melhora o funcionamento do intestino.

Mulher comendoVocê poderá consumir o amaranto em forma de grãos cozidos, que podem ser misturados em saladas, também em flocos misturado a frutas, iogurtes ou vitaminas ou então na forma de farinha que pode ser usada no preparo de bolos, pães e biscoitos, também se pode usar a farinha em saladas, com legumes, em sopas e até mesmo molhos, o ideal é consumir o amaranto pelo menos uma hora antes das refeições, porém o consumo diário não deve ultrapassar 02 colheres de sopa.

Embora o amaranto sirva para emagrecer, é importante combiná-lo a uma alimentação saudável e balanceada e a prática de atividades físicas, para potencializar ainda mais os resultados.

Você poderá encontrar o amaranto em lojas especializadas em produtos naturais, nas três formas, grãos, flocos e farinhas, um cereal barato que serve para fortalecer ainda mais nossa saúde. Agora que você já sabe dos variados benefícios do amaranto, inclua em sua alimentação, como forma saudável de cuidar do corpo e também da saúde.

No vídeo você confere mais informações sobre os benefícios e para que serve o amaranto.

Benefícios do Amaranto - Conheça o grão que é um alimento funcional.

Leia mais sobre o amaranto

3 votos



Josi
28/09/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Ao fazer uso do amaranto em forma de grãos, deixa-lo de molho por 3 horas, escorrer e lavar, assim como feijão, o amaranto possui toxinas.

    Fernando Paiva Neto
    09/04/14 às 11:22 am
  2. Eu fiz adaptaçao da semente e ja estou plantando,Rio Claro S.P.

    Jose Alves Roso
    02/02/14 às 9:23 pm