Alimentos que causam cólica em bebê

Confira o que causa cólicas em bebês e como alimentá-los de maneira correta para que essas cólicas possam ser controladas ou evitadas.

mãe dando comida para o bebê

A cólica está presente em maior parte dos bebês até os seis meses, aquela dor que o faz se contorcer, chorar de uma forma muito intensa sem parar perdendo até o fôlego e fazendo as mamães enlouquecer, está geralmente dura até os três meses, lembrando que o bebê passa a ter cólica geralmente de dez a quinze dias após seu nascimento.

                       

O motivo da cólica se define pelo fato do organismo do bebê ainda está em fase de amadurecimento, como é muito sensível, qualquer ar ingerido pode lhe causar cólica, e as mães que estão amamentando devem ter o maior cuidado com a alimentação para que não transfira através do leite materno substâncias que possam causar dores fortes de cólica no bebê.

Alimentos que podem causar cólica em bebê

bebê comendo cenoura

O mais importante é avaliar como anda sua dieta, alguns alimentos devem ser banidos desta fase, é preciso se alimentar muito bem, e substituir os alimentos causadores de gases e cólicas por outros mais leves.

O chocolate ao leite deve ser banido, se existir uma necessidade de comer, opte pelo chocolate meio amargo, ele possui alto teor de cacau o que pode ser beneficente para saúde do bebê e da mãe, já que este é possui poderosos antioxidantes e possui teor de gordura baixo. Além de alimentos gordurosos como carne vermelha e frituras, outros como, cebola, repolho, ovo, couve-flor, feijão, grão de bico, ervilha, iogurte integral e batata doce também devem ser evitado, lembrando que a intolerância do organismo do bebê varia muito, há recém-nascidos que sofrem no primeiro mês com cólicas e o organismo já se fortalece, outros apresentam resistência até os seis meses. É muito variável, para ficar mais fácil, perceba quais os alimentos que mais lhe causam gases, estes certamente também causarão no bebê ocorrendo as dores da cólica.

Alimentos que evitam a cólica no bebê

bebê comendo bolinho

Para evitar a cólica, no caso os alimentos são indicados para as mamães que amamentam, já que os bebês só começam a se alimentar de alimentos sólidos quando seu organismo já está preparado, geralmente após os seis meses, isso significa que ele não sofrera mais com as cólicas. Para as mamães que amamentam consumir muita água e se alimentar de forma saudável é a melhor forma. De forma geral os alimentos gordurosos que tem capacidade de serem transferidos para o bebê e deve ser evitado, o restante pode ser substituídos por outros alimentos.

Lembrando que fazer o bebê arrotar após as mamadas é necessário para ele eliminar o ar engolido durante a refeição, e ainda atitudes como deita-lo de bruços, mantê-lo relaxado, aquecido e massagens podem aliviar as dores das cólicas e facilitar a liberação dos gases.

Se as cólicas persistirem após os três meses procure o médico, é normal após este período o bebê ter cólicas leves e fáceis de serem resolvidas, se a intensidade não diminuir após os três meses pode ser um sinal de problemas gástricos do bebê, como a síndrome do intestino irritável que geralmente vem acompanhado intestino preso.

Leia mais sobre bebês

1 voto



Natalia Fraga
30/10/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook