Alimentos que aliviam cólicas menstruais

Se você faz parte do grupo de mulheres que sofre com as cólicas menstruais, saiba quais são os alimentos capazes de alivia-las.

CólicasA cólica menstrual é uma dor pélvica que é provocada pela liberação da substância prostaglandina, que é responsável por contrair o útero para eliminar o endométrio (camada interna do útero que se forma para acomodar o bebê). Como o óvulo não foi fecundado essa camada sai em forma de sangue durante a menstruação. Mais da metade das mulheres sofrem com as cólicas menstruais em determinada fase da vida.

A cólica é caracterizada por uma dor com intensidade variável no baixo ventre que pode se estender para as costas e os membros inferiores, antes ou durante a menstruação. As cólicas menstruais realmente são grandes inimigas das mulheres, pois são capazes de atrapalhar a rotina e ainda tirar o humor de qualquer uma. Muitas não sabem mais é possível acabar com as cólicas menstruais através da ingestão dos alimentos corretos.

                       

Frutas que aliviam as cólicas menstruais

As cólicas menstruais podem ser classificadas como primárias e secundárias, sendo a primária mais comum em mulheres jovens que geralmente ocorre no segundo ou terceiro anos após a primeira menstruação.

Os principais sintomas das cólicas menstruais primária são as dores e espasmos que surgem logo no início do ciclo menstrual podendo durar até 48 horas, e vir acompanhado de dor nas costas, náuseas, vômitos diarreia e dor de cabeça.

Já as cólicas menstruais secundária é a consequência de algum problema na região pélvica, como a endometriose, adenomiose ou algum problema inflamatório. Neste caso a mulher deve procurar um médico.

Frutas

Neste período é comum a mulher se sentir mais inchada, por isso médicos recomendam o consumo de frutas ricas em potássio, magnésio e vitamina B6 como o melão, melancia, pêra, kiwi, morango, uva, abacaxi, limão e tomate. Essas frutas iram ajudar a melhorar o trânsito intestinal e reduzir a retenção de líquidos. A ingestão de abacate, amêndoas e nozes no período das cólicas menstruais também é recomendada, pois são ricos em ácidos graxos (ômega 3,6 e 9) que possuem ação anti-inflamatória.

Chás que aliviam as cólicas menstruais

Outro forte aliado na hora de combater as dores das cólicas menstruais são os chás, pois muitos possuem a ação anti-inflamatória, calmantes, relaxantes, antiespasmódicas, além de ajudar contra a retenção de líquido muito comum neste período.

Os chás mais recomendados para as cólicas menstruais são o de framboesa, erva cidreira, camomila, gengibre, inhame-selvagem e viburno, pois possuem ação anti-inflamatória, antiespasmódicas além do fitoquímicos que facilita o relaxamento.

Mulher tomando chá

Que alimentos evitar durante as cólicas menstruais

Alguns alimentos como café, chá preto, refrigerantes, chimarrão e outros que possuem cafeína devem ser evitados durante as cólicas menstruais, pois a cafeína estimula os movimentos peristálticos acentuando as contrações dos músculos do baixo ventre. Os alimentos gordurosos como carnes vermelhas e derivados do leite também devem ser evitados, pois impedem a absorção do magnésio que alivia dores e câimbras, além de ser de difícil digestão. O sal também deve ser evitado ao máximo porque ele é campeão em retenção de líquidos e nesta fase a mulher já retém líquidos normalmente.

Mulher deitada fazendo compressa

O mais importante neste período de cólicas menstruais é aliar uma alimentação saudável com a prática de exercícios físicos que darão a sensação de bem estar, além de ser ótimo para o organismo.

Saiba mais sobre como aliviar as cólicas menstruais com o vídeo do Youtube que o Mundo Mulheres separou para você:

Ginecologia Prevenção da cólica menstrual

Saiba mais sobre cólicas menstruais

2 votos



Natalia Fraga
27/09/13



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook