Alimentos que aceleram o metabolismo

Alguns alimentos aceleram o metabolismo de forma que este funcione perfeitamente e alguns o prejudicam. Confira quais são esses alimentos.


Mulher com prato de salada na mãoO metabolismo é a forma como o nosso corpo processa as calorias que ingerimos. Na adolescência, o metabolismo funciona muito rápido, por esse motivo que alguns jovens ingerem grandes quantidades de alimentos e continuam magros. Mas após algum tempo, com o envelhecimento natural do corpo, as células de gordura queimam menos calorias do que as dos músculos (massa magra) e o metabolismo vai se tornando lento.

Alguns alimentos contribuem para que o metabolismo continue processando as calorias, evitando assim o aumento de gordura localizada. Estes alimentos são conhecidos como alimentos termogênicos, pois eles produzem uma quantidade maior de energia quando consumidos e ativam uma produção rápida do metabolismo, vejamos então quais alimentos que aceleram o metabolismo.

         

Alimentos que aceleram o metabolismo lista

Para muitas mulheres e homens, seguir uma dieta à risca é um desafio. Por isso, entre tantos alimentos que aceleram o metabolismo aqui vão algumas dicas.

Água

Mulher tomando água e xícara de chá verdeA água gelada ajuda a compor o quadro dos alimentos que aceleram o metabolismo em até 30%, pois ao ingeri-la o corpo tende a gastar energia para elevar a temperatura, além eliminar do organismo sódio e toxinas. Além disso, ela é um supressor natural, sendo assim, ao ingerir água pelo menos 30 minutos antes das refeições, obtém-se a sensação de saciedade.

Chá verde

O chá verde está entre os que aceleram o metabolismo, favorecendo a utilização de gordura corporal é fonte de energia. Mas é preciso consumir em média de 3 a 4 xícaras por dia, sem açúcar.
Pimenta vermelha e prato com peixes

Pimentas

As pimentas vermelhas preferencialmente são alimentos que aceleram o metabolismo em até 15%. Isso porque, quando o cérebro recebe o paladar ardido, ele libera espécies de endorfinas, o que pode diminuir a fome psicológica e queimar as gorduras dos alimentos já consumidos.

Ômega 3

Essa substância faz com que o organismo não retenha muito líquido e aumenta a temperatura basal, encontrado basicamente em peixes, são um dos alimentos que aceleram o metabolismo.

Canela

Canela e gengibreRica em cálcio a canela é um alimentos que aceleram o metabolismo, quando combinada certamente em pratos quentes, molhos e saladas.

Gengibre

O gengibre é um ótimo termogênico que faz parte dos alimentos que aceleram o metabolismo em até 20%, pode ser consumido cru, em forma de chá e até refogado, combinado a outros alimentos.

Quando ingerimos alimentos naturais e saudáveis, a taxa de insulina é liberada lentamente e o açúcar no sangue atinge um nível equilibrado. Com isso, a sensação de saciedade é maior e a inibição de gorduras também. Por isso, esses alimentos diminuem a fome no organismo, aceleram o metabolismo e ainda ajudam a emagrecer.

Hábitos que aceleram o metabolismo

Não passar muito tempo sem comer é o mais recomendável. Consumir frutas, sucos e derivados entre as refeições principais são o que mantém o metabolismo funcionando sempre. Relacionar uma atividade física à dieta é uma ótima oportunidade para o ganho de massa magra e ainda aceleram o metabolismo. O sono também é algo que interfere no metabolismo, quando uma noite de sono não é completada, o corpo acorda cansado e sem a quantidade de energia necessária para ativar o metabolismo completamente.

Pessoa se alimentando e mulher correndo

Alimentos que retardam o metabolismo

Assim como existem alimentos que aceleram o metabolismo, existem também os vilões. As barrinhas de cereais são alimentos ricos em conservantes, parecem inofensivas, mas os componentes intoxicam o metabolismo fazendo com que ele funcione lentamente. Carnes gordas, creme de leite e produtos à base de queijo são alimentos ricos em gorduras, o que desaceleram o funcionamento do metabolismo.

Alimentos produzidos à base de carboidratos refinados como farinha de trigo, pães e doces em geral são absorvidos facilmente pelo organismo, aumentando assim a quantidade de açúcar no sangue e o aumento desproporcional da insulina. Alimentos ricos em conservantes e corantes, como refrigerante e salsicha são ricos em toxinas que prejudicam imediatamente o metabolismo quando ingeridos.

Barrinhas de cereais

Uma alimentação saudável e exercícios físicos é a combinação perfeita para uma vida saudável. É de grande importância nunca deixar de repor as energias gastas adequadamente e sempre hidratar o corpo quando há uma perda de energia e líquido com alimentos que supram as necessidades fisiológicas de cada indivíduo.

Leia mais sobre alimentos que aceleram o metabolismo

0 voto






Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página