Alimentação para gastrite e refluxo

Saiba qual é a diferença entre gastrite e refluxo, e confira dicas de como se alimentar corretamente para se prevenir desses problemas.

mulher segurando prato de salada

É comum às pessoas encontrarem certa dificuldade em diferenciar a gastrite do refluxo e isso ocorre devido ao fato de que as dietas a serem seguidas em ambos os casos são quase idênticas, ou seja, alguns alimentos podem ser consumidos e outros não. Entretanto existem grandes diferenças, a começar pelos sintomas e também pelos fatores que ocasionam o problema. Por conta de vários fatores, cresce a cada dia o número de pessoas que sofrem com problemas relacionados ao refluxo, azia, má digestão e gastrite. Basta fazer um pequeno lanche, e tem inicio o mal estar, o desconforto e a dor na área estomacal.

Mudanças de hábitos alimentares podem amenizar e até mesmo acabar de vez com o problema. Conheça as principais diferenças entre gastrite e refluxo, saiba quais os alimentos que podem ser consumidos,  e quais devem ser evitados.

Mais sobre alimentação para gastrite e refluxo

Diferença de gastrite e refluxo

Qual a diferença entre gastrite e refluxo

Refluxo é o retorno do alimento do estômago através do esôfago, e isso ocorre devido a uma falha no esfíncter esofágico. O alimento que ingerimos chega ao estômago através da faringe que é semelhante a um tubo muscular. A faringe é controlada basicamente por duas válvulas:  o esfíncter esofágico superior e o esfíncter esofágico inferior. O primeiro controla a passagem do alimento até o esôfago e o segundo permite que o alimento chegue até o estômago. O refluxo acontece quando o esfíncter não fecha após a passagem do alimento para o estômago. Essa falha possibilita que o conteúdo estomacal retorne através da faringe. Essa doença pode surgir devido a um processo inflamatório e evoluir para um quadro mais grave que é a esofagite de refluxo.

pessoa com gastrite

A hérnia de hiato também é uma das causas que provoca a doença do refluxo. Já a gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago, cujas causas podem estar relacionadas a vários fatores. Alguns dos motivadores da gastrite são os seguintes: má alimentação, alguns tipos de medicamentos, problemas de cunho emocional, estresse  físico ou psíquico. Existem dois tipos de gastrites, a aguda e a crônica. A gastrite aguda surge subitamente e a evolução é rápida, na maioria dos casos está associada ao uso de medicamentos, estados de ansiedade e estress. A gastrite crônica apresenta sintomas, cujas causas são  difíceis de serem identificadas, entre elas a bactéria Helicobacter pylori ou mesmo a absorção da bile do fígado pelo intestino delgado.

Aparelho Digestivo

Alimentos permitidos para quem tem gastrite e refluxo

Para aliviar os sintomas e cuidar do aparelho digestivo, de forma geral, é preciso mudar alguns  hábitos, tanto em relação à alimentação quanto a forma de consumir os alimentos. O ideal é comer devagar e exercitar a boa mastigação. Comer pequenas porções de duas em duas horas, evitando longos períodos de jejum. Os alimentos permitidos para quem tem gastrite ou refluxo são os seguintes:

O Caldo de feijão e o  arroz desde que bem cozido. Banana-maçã, goiaba, mamão, melão, pera, pêssego, ameixa, caju, maçã e caqui. Farelo de trigo, gérmen de trigo, aveia e granola. Queijo branco e magro, requeijão light, ricota, presunto de peru, frango desfiado e atum. Carnes magras na chapa, grelhada, assada ou cozida. Saladas com legumes, verduras e grãos. Pão francês sem miolo, pão integral ou de centeio. Leite de soja, com ou sem sabor ou  leite desnatado. Sagu, gelatina, manjar, cremes, frutas secas e salada de frutas, podendo acrescentar mel ou açúcar mascavo.

Segurando tigela

Gastrite e refluxo, quais alimentos evitar

Os alimentos que devem ser evitados são os seguintes: Comidas gordurosas e frituras. Café, chá preto ou de hortelã. Chocolates, refrigerantes, bebidas alcoólicas, principalmente as fermentadas. As frutas cítricas, tais como, limão, morango, acerola, kiwi, abacaxi e laranja. As pimentas e condimentos, entre eles: molho inglês, massa de tomate, ketchup e mostarda. Alimentos  industrializados e os embutidos linguiça, salsicha e bacon.

Hamburger e batata frita

Além da dieta alimentar, é necessário mudar os hábitos, evitando o estresse e os estados de ansiedade. É aconselhável a prática de exercícios físicos moderados e de um tempo exclusivo para o lazer. Lembrando que é sempre bom passar por uma avaliação de um(a) médico(a) ou nutricionista antes de iniciar qualquer forma de dieta.

Confira o vídeo sobre dieta para quem tem refluxo:

Leia mais sobre alimentação

16/12/13 por Joao Romao

   

Mais informações por email

Comentários

  1. Eu tenho refluxo e gastrite cronica faz muitos anos que tomo omeprasol meu cardiologista que tenho parar porque pode causar varias doenças o que fazer se nao tomo sinto muita azia e queimasao e porque na dieta o morango nao e na outra esta

    cleuza jacinta dos santos bonfim

    08/06/17

  2. Estou gastrite eu posso tomar açúcar mascavo

    leonardo silva

    07/06/17

  3. Boa tarde,tenho muita dor no estomôgo , quando como ele incha a roto muito e gazes também , tenho os dois . poderia me ajudar na alimentação?grata

    luciana

    09/02/17

  4. Como posso confiar se na alimentação permitidos para quem tem refluxo diz que posso comer morago, e na alimentos evitados te morago não entendi?

    maria de lourdes

    19/01/17

  5. Difacto uma boa dieta alimentar é bom e saudável.

    rosa correia neves gaca

    09/01/14

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook