Adaptação escolar na Educação Infantil

O primeiro dia de aula pode ser uma mistura de felicidade e medo, conheça as fases de desenvolvimento da criança e como isso pode ser positivo para a vida escolar de seu filho.

Semtítulo

Com início do ano letivo, chega a hora dos pequenos voltarem para a escola. Mesmo para aqueles que já frequentam a escola, a adaptação para a nova série pode apresentar dificuldades e para aqueles que ainda não frequentaram a escola, o desafio é maior tanto para criança, quanto para os pais e familiares.

Crianças que nunca frequentaram a escola

Para os pequenos que nunca participaram de uma realidade escolar, tudo faz parte do novo e o medo pode ocorrer. Independente da idade há todo um processo de socialização e principalmente de confiança, tanto dos pais ao deixar a criança na escola, quanto dos demais colegas de sala de aula.

pailendoparaofilho

Os pais ou familiares tem importância fundamental nesse processo, já que o diálogo sobre a escola deve ser algo presente nas conversas com a criança, e se possível levar a criança para conhecer a sua escola, essa atitude transfere a confiança que a família deposita na escola, deixando a criança mais confiante e calma perante a novidade.

bebeemamaeassistindo

Se não for possível levar a criança para a nova escola, leia histórias sobre escola, mostre vídeos educativos e filmes, compartilhe momentos positivos de sua vida escolar, contando como era quando você estudava, essas iniciativas fazem grande diferença para a construção de vínculos positivos perante a escola.

Berçário

Esse estágio da Educação Infantil, talvez seja o mais difícil, principalmente para os pais de primeira viagem, por ser uma faixa etária frágil (04 a 06 meses), muitas inseguranças podem acontecer.

bebechorando

Mas tudo se resolve com o tempo e esse sentimento vai indo embora, nos primeiros dias os bebês choram e estranham o novo lugar, mas com profissionais capacitados que existem na escola, tudo fica mais fácil. Sempre conversar com a professora e cuidadora, sobre cada particularidade da criança e demostrar confiança para ela quando o dia chegar, no mais, sempre etiquetar os materiais de uso pessoal da criança como chupeta, mamadeira, roupas, sapatos, artigos de higiene e material escolar.

berçario

Após a adaptação a criança é inserida no processo educacional, que além de divertido auxilia no desenvolvimento cognitivo.

Maternal

O estágio das descobertas, caracteriza o Maternal(8 meses a 3 anos), muitas escolas dividem em níveis (II, III, IV, V), onde corresponde a faixa etária da criança, que devem justamente ser separados por conta da idade, pois cada ciclo demanda necessidades específicas.

maternaL

Mais sobre Adaptação escolar na Educação Infantil

Os primeiros passos, as primeiras palavras, o desfralde, introdução de novos alimentos, os primeiros conteúdos pedagógicos a serem aprendidos, entre outros estágios de desenvolvimento, são acontecimentos do Maternal.

brincadeirapedagogicanaescola

Para a adaptação desse estágio, além da conversa, atitudes como socializar a criança com diferentes pessoas e outras crianças fazem diferença para a adaptação escolar, lembre-se que sua insegurança pode ser interpretada de forma negativa e a criança pode reagir mal a esse novo estágio, por isso, comemore pequenas conquistas e ajude seu filho a fortalecer os vínculos de afeto entre vocês.

Jardim

O final da Educação Infantil se caracteriza pela independência da criança em alguns eixos de seu desenvolvimento que compreende dos 04 aos 06 anos, nela a criança tem maior autonomia na questão cognitiva sendo algumas delas como: vai ao banheiro sozinha, se alimenta sozinha sem auxílio, pratica atividades físicas de forma individual ou coletiva, participa ativamente das atividades pedagógicas propostas em sala de aula.

criançasnaeducaçãofísica

Também serve de preparação para o primeiro ano, e consequentemente para a alfabetização, que tem seus primeiros indícios no Maternal. A regra do diálogo e da confiança também vale para esse estágio quando o assunto é adaptação.

O papel do professor

O professor tem papel fundamental na adaptação, sempre que possível converse com ele e demostre suas dúvidas e aflições, ele é um profissional que irá saber lhe orientar de forma adequada com todas as mudanças e novidades, por isso, mostre para a criança que ele pode nutrir elos de confiança e aprendizado perante a essa nova pessoa.

alunoseprofessora

Lembre-se a criança é o espelho da família, ensine o respeito perante aos outros e principalmente que esse novo lugar é um local de aprendizagem e descobertas. Saiba mais sobre esse assunto no vídeo a seguir.

 

Leia mais sobre escola



Mais informações por email.

Comentar sobre Adaptação escolar na Educação Infantil

Destaque

Mães de filhos hiperativos

Mães de filhos hiperativos