Ácido fólico na gravidez como tomar

O ácido fólico funciona como um suplemento vitamínico que deve ser tomado durante as primeiras semanas de gestação.

Ácido fólicoO ácido fólico na gravidez é uma suplementação vitamínica que deve ser tomada diariamente logo nas primeiras semanas de gravidez para garantir o melhor desenvolvimento do corpo para uma gestação saudável. Porém deve ser tomado apenas por prescrição médica, pois somente o médico saberá qual a dose diária adequada para prevenir complicações como má formação congênita.

O ácido fólico não engorda, não possui efeitos colaterais e é essencial seu consumo logo que se descobre uma gestação ou mesmo antes de engravidar.

O que é o ácido fólico

Mulher grávida segurando remédioO ácido fólico é uma vitamina do complexo B que pode ser encontrado em alguns vegetais verde-escuro, frutas cítricas e na gema do ovo. A sua deficiência no organismo da mulher pode prejudicar a formação do tubo neural, cérebro e da medula espinhal do bebê, sendo que a má formação desses órgãos resulta em doenças como anencefalia e espinha bífida, essas doenças causam anomalias graves no feto e até mesmo torna impossível sua sobrevivência pós-parto.

Outras doenças também são evitadas com a ingestão dessa vitamina, tais como fissura labial, doenças cardíacas, anemia e até mesmo alguns tipos de câncer. Na mãe a falta deste nutriente pode provocar a anemia por deficiência de folato.

Ácido fólico na gravidez tomar até quando

Mulher em dúvidaA ingestão do ácido fólico deve começar logo na primeira semana de gestação e deve seguir até os 3 meses de gestação ou de acordo com a recomendação médica. Esse reforço de ácido fólico é muito importante porque ás vezes a quantidade necessária da vitamina não é suprida apenas pela alimentação. É muito importante uma gravidez planejada assim a mulher pode consultar um médico antecipadamente para começar a tomar o ácido fólico e garantir a saúde do seu filho.

Ácido fólico na gravidez quanto tomar

A quantidade recomendada de ácido fólico pelos médicos é de 0,4 mg nos três primeiros meses da gravidez e seu consumo pode continuar nos próximos meses sem causar qualquer problema caso o médico ache necessário. A alimentação da gestante também é de grande importância para garantir a saúde de ambos, por isso a consulta á um nutricionista é recomendada para que ele indique a dieta correta para uma gestação saudável e rica em ácido fólico.

Mais sobre Ácido fólico na gravidez como tomar

Não deixe de conversar com seu médico principalmente se a família já apresente algum histórico de má formação fetal ou algum dos problemas citados acima, a prevenção é certamente o melhor caminho para garantir uma vida saudável para a mãe e o bebe.

Assista ao vídeo e entenda um pouco mais sobra à importância do consumo do ácido fólico para as gestantes e o bebê:

Saiba mais sobre ácido fólico na gravidez




Yane
23/09/13

Mais informações por email.

Comentar sobre Ácido fólico na gravidez como tomar

  1. Oi sou gestante a 10semanas antes nunca tinha ouvido falar em acido fosforico e da sua importancia para o sucesso da minha gravidez e confeso ter medo que algo nao esteja bem com o meu bebe.

    Elisa Mausse

Destaque

Cólicas de intestino o que fazer

Cólicas de intestino o que fazer