A importância dos exercícios físicos

Saiba qual a importância dos exercícios físicos na infância, adolescência, fase adulta e principalmente na terceira idade.

Casal levantando pesoAs facilidades do mundo moderno, alimentação inadequada, correria do dia a dia, estresse, falta de tempo e disposição são alguns dos fatores que levam a um elevado grau de sedentarismo e consequentemente ao desinteresse pela prática de exercícios físicos comprometendo toda a saúde física e mental. É por esse e tantos outros fatores que os exercícios físicos são importantes, pois através dele é possível se manter saudável hoje e preparar o corpo para enfrentar a terceira idade com qualidade de vida, além de prevenir diversas doenças que são comuns nesta fase.

Fazer exercícios físicos regularmente traz vários benefícios ao organismo, por exemplo, prevenir e curar doenças, além de reduzir o excesso de peso. Saiba qual a importância dos exercícios físicos na infância, adolescência, idade adulta e para a terceira idade.

         

A importância dos exercícios físicos para crianças e adolescentes

É fato que crianças e adolescentes praticam a cada dia menos atividades físicas, trocando o futebol pela internet, soltar pipa pelo vídeo game e as conversas de roda com os amigos pelo celular. Esses são alguns dos fatores apontados como causa do aumento de obesidade e o aparecimento de algumas doenças como a diabetes e hipertensão que a cada dia é mais frequente neste grupo de pessoas.

Quando crianças e adolescentes praticam atividades físicas os benefícios vão além do bem estar, ou seja, são capazes de estimular o desenvolvimento da massa óssea, muscular, articulações, força e resistência. Reduz os riscos de doenças crônicas, cardiovasculares, tumores, diabetes, hipertensão arterial e obesidade. Estimula o amadurecimento de habilidades cognitivas e motoras.

Crianças andando de bicicleta

A importância dos exercícios físicos para adultos

Devido a vários fatores é comum os adultos negligenciarem a própria forma física colocando os exercícios físicos em último plano. No entanto esse descuido com o corpo pode trazer sérios problemas físicos e emocionais. Reservar ao menos uma hora diária para a prática de algum exercício físico faz toda a diferença e os bons resultados não demoram a surgir.

Quando o corpo esta em forma tudo funciona bem, os sistemas respiratórios, circulatórios e musculares trabalham harmonicamente fortalecendo o sistema imunológico. Outro fator relevante é a redução da ansiedade e do stress do dia a dia que consequente melhora nos níveis de rendimento e concentração mental.

Os exercícios físicos também potencializa a ação de alguns hormônios naturais elevando o grau da resistência física e mental. A soma de todos esses fatores aumenta a autoestima e faz com que a pessoa sinta se renovada a cada dia.

Mulher fazendo alongamento

A importância dos exercícios físicos para idosos

Com o envelhecimento é natural que o corpo humano fique mais frágil e passe a perder resistência física e orgânica. Na terceira idade as pessoas devem dar atenção ao corpo através de uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos moderados e apropriados para essa fase da vida. Os exercícios físicos indicados para os idosos são aqueles compatíveis com a capacidade articular e muscular e que não comprometam o funcionamento cardiorrespiratório.

Mesmo que a pessoa tenha se exercitado ao longo dos anos com o passar do tempo o corpo tende a passar por transformações. Ao atingir a terceira idade alguns movimentos tendem a tornar-se mais limitados, por isso é importante saber escolher a modalidade apropriada, lembrando que cada pessoa possui as suas próprias limitações, ou seja, aquilo que é saudável para uma pessoa pode não ser para outra.

No entanto o exercício físico é indispensável para quem quer manter o corpo e mente saudável em qualquer período da vida. Durante a terceira idade é aconselhável à prática de caminhadas em áreas planas, natação, ciclismo e atividades aeróbicas. Os exercícios praticados em grupos são ideais devido à motivação e ao prazer de interagir com outras pessoas.

Exercício físico na terceira idade

Lembrando que é sempre aconselhável consultar o médico antes de iniciar qualquer prática esportiva, o profissional da saúde irá indicar qual a modalidade apropriada e de que forma deve ser praticada.

Saiba mais sobre exercícios físicos

0 voto



Joao Romao
17/09/13



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook