A importância da família para os filhos

É na infância que valores e princípios são passados aos filhos, a família tem um papel muito importante nessa fase da criança.

pais lendo para filhos

Considerada uma das instituições mais antigas na história da humanidade, a família é um dos pilares de sustentação da sociedade. É no núcleo familiar que a criança vai aprender a conviver e a interagir com as demais pessoas.

Mais sobre a importância da família para os filhos

A família é a primeira escola para os filhos. Os pais são os principais responsáveis na solidificação do lar, fortalecendo os laços de família. É a família que educa e prepara os filhos para a vida. Esse processo de educação e formação permite que os filhos cresçam em segurança, os tornando aptos ao convívio social.

Saiba sobre a importância da família no desenvolvimento social, e no processo de aprendizagem dos filhos.

A importância da família no desenvolvimento cognitivo

mãe com bebê

É junto à família que é assimilado desde a primeira infância, o conjunto de habilidades mentais e cerebrais tão necessárias à aquisição de conhecimentos sobre o mundo e o meio em que vivemos. Esse conjunto é formado por várias habilidades tais como: linguagem, memória, atenção, criatividade, pensamento, raciocínio, abstração, criatividade, e a capacidade de resolução de diversos problemas.

O desenvolvimento cognitivo tem inicio durante a fase final da gravidez e perdura por toda a vida do ser humano. No entanto são nos primeiros anos de vida em que ocorre o maior aporte de conhecimentos e ou informações. Sendo que o desenvolvimento e aprendizagem estão interligados e inexistem separadamente. E é através do convivo familiar que a criança vai aprender e desenvolver todas as aptidões necessárias para a vida adulta.

A importância da família para o desenvolvimento social

mulher conversando com crianças

É no grupo familiar que inicia o desenvolvimento psicológico, e também o primeiro contato com a sociedade. Cabe à família educar e preparar a criança para relacionar se com os diferentes grupos sociais.  A criança deve receber desde a primeira infância o suporte necessário para que possa entender a dinâmica de comunicação e interação junto à sociedade.

A importância da família reside na tarefa de educar e fazer florescer no âmago da criança valores que façam com que os princípios da civilidade e do respeito prevaleçam nas relações sociais. Ressaltando que a criança espelha a família, e que o exemplo dos pais possui o poder de moldar o caráter dos filhos.

A importância da família no processo de aprendizagem escolar

pais na escola

A participação ativa da família no processo de aprendizagem escolar é de fundamental importância na formação da criança. A parceria entre pais e educadores resulta em um melhor aproveitamento e desenvolvimento do intelecto infantil.  Ignorar ou negligenciar a participação na aprendizagem da criança equivale ao abandono moral.

Além de ensinar a valorizar a educação e o conhecimento, os pais também devem incentivar os filhos a seguir sempre em frente com a certeza de que estão amparados na retaguarda. Quando a família participa ativamente na formação educacional da criança, passa a criar um forte elo de apoio, que faz com que a criança sinta se segura e amparada.

Basta considerar que a família educa e que cabe a escola ensinar, ou seja, a família transmite os valores éticos e morais necessários para que a criança possa ser instruída na escola. No entanto, quando a família também participa ou acompanha a aprendizagem escolar, com certeza esta assegurando aos  filhos um futuro repleto de vitórias e méritos.

Confira o vídeo sobre a importância da participação dos pais na educação dos filhos:

Leia mais sobre família

10/12/13 por Joao Romao

   

Mais informações por email

Comentários

  1. Muito bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm aff qui raiva

    gggg

    22/01/14

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook