A experiência do sonho

Os sonhos são experiências que possuem significados distintos para cada pessoa. Saiba mais sobre os sonhos no Mundo Mulheres.

Mais sobre a experiência do sonho

Sonhas

Os sonhos causam fascínio e despertam a curiosidades das pessoas desde os primórdios da humanidade. Antigamente sacerdotes, magos, adivinhos e pitonisas interpretavam os sonhos e aconselhavam os consulentes orientando-os com agir diante das revelações oníricas. Desde a mais remota antiguidade, o homem busca entender o significado dos sonhos, o que eles revelam, e qual é a sua influência no cotidiano.  O fenômeno onírico é objeto de pesquisas de místicos, filósofos e cientistas e cada um tem sua própria explicação para o evento.

A única certeza absoluta é a de que todos sonham, mesmo que não haja a recordação de ter sonhado ao acordar. O fenômeno ainda desperta a curiosidade de muitas pessoas, que buscam compreender e até mesmo decifrar a mensagem oculta que o sonho traz através de cenas enigmáticas.

O sonho na antiguidade

No antigo Egito e na Caldeia a prática da interpretação dos sonhos era muito comum entre o povo, os magos da época viam nos sonhos um canal de comunicação com as divindades. Os sonhos eram considerados avisos dos deuses e tinham caráter premonitório, dificilmente alguém tomava uma decisão importante sem antes consultar um adivinho ou uma sacerdotisa.

O fato é que estudos indicam que os sonhos são uma forma de conhecer mais sobre os seres humanos. A forma como vivemos e reagimos diante dos diversos eventos que ocorrem no estado de vigília se manifestam no mundo onírico. E é através das imagens e sons que surgem durante o sono que podemos montar o complexo quebra cabeças que irá revelar um pouco mais sobre o nosso eu interior.

Ao longo dos séculos, a arte de descobrir o significado dos sonhos se manteve vivo entre os povos nas mais variadas culturas e crenças. Desde a infância e ao longo de toda a vida o sonho fascina as pessoas. A maioria dos sonhos tem um significado, que pode ser apenas a manifestação do inconsciente ou a revelação de algo muito maior.

Sonhos

Sonho significado e interpretação

Muitas vezes o sonho é apenas  mensagens que o inconsciente nos manda durante o estado de sono. Saber entender e decifrar o significado dos sonhos é uma forma de aprender muito sobre o nosso eu interior e as manifestações do inconsciente. O sonho é algo natural e saudável sobre o qual não temos nenhum controle, é impossível impedir que os sonhos ocorram.

O que podemos fazer é procurar dar significado aos sonhos buscando identificar o que eles revelam a nosso respeito, tirando o melhor proveito em nosso benefício. Quando enfrentamos situações de estresse é comum que nossos sonhos sejam povoados de situações desagradáveis. Já quando nossa vida esta em um mar de calmarias é comum à ocorrência de sonhos bizarros onde as imagens aparecem embaralhadas e desconexas.

Os sonhos geralmente retratam o estado emocional do sonhador, são ricos em simbolismos e revelam os anseios mais ocultos. No mundo onírico tudo é possível e tudo é permitido, por isso existe o mecanismo do esquecimento, nem sempre recordamos tudo o que sonhamos.

Pessoa deitada

Outra faceta do sonho é o caráter compensatório muito comum durante os períodos de crise emocional, quando a pessoa mesmo triste sonha com festas e se vê sorrindo em meio à multidão. Alguns sonhos apresentam figuras que nós costumamos enxergar como sinistras, e muitas vezes associamos o ocorrido a fatos desagradáveis.

Saiba mais sobre os sonhos

11/02/14 por Joao Romao

   

Mais informações por email

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook