7 fatores que prejudicam a fertilidade da mulher

Alguns fatores são responsáveis por prejudicar e muito a fertilidade da mulher. Saiba mais sobre o assunto com o Mundo Mulheres.

Infertilidade Feminina

Você sabia que muitos fatores podem atrapalhar a fertilidade da mulher? Assim fazendo com que a mesma tenha muitas dificuldade para engravidar. Alguns fatores do dia a dia como estresse, má alimentação e até mesmo o estilo de vida que a mulher leva podem ser determinantes para uma gravidez bem sucedida.

Para quem deseja engravidar, saiba quais são os 7 fatores que podem influenciar na fertilidade da mulher.

Mais sobre 7 fatores que prejudicam a fertilidade da mulher

Estresse

Um determinado acontecimento pode ser muito estressante para uma pessoa, assim podendo causar alterações na ovulação e, consequentemente a dificuldade de engravidar. Pode-se dizer que o estresse é um dos fatores que mais interferem na fertilidade, mesmo daquelas que têm uma vida saudável. Vale ressaltar que a grande vontade de engravidar também pode causar estresse, por isso o ideal é relaxar e tirar todas as dúvidas com o médico.

Mulher estressada

Idade

A idade também interfere na gravidez, isso porque a mulher tem uma quantidade de óvulos que vão sendo liberados para a fertilização do espermatozoide desde sua primeira menstruação até a menopausa. Então com o tempo, a mulher vai diminuindo o seu "estoque de óvulos" e também a qualidade dos mesmos, assim dificultando uma gravidez conforme a idade avança. Então, quanto mais tardia for a vontade de engravidar, mais dificuldade a mulher irá enfrentar.

Idade para engravidar

Doenças no aparelho reprodutor

Doenças no útero ou ainda nos ovários ou tubas uterinas podem também prejudicar a fertilidade. Afinal, muitas doenças do aparelho reprodutor dificultam a ovulação ou ainda prejudicam o embrião, tornado uma possível gravidez quase impossível de acontecer sem o tratamento adequado.

Doenças do aparelho reprodutor

Obesidade

Manter o peso adequado não é apenas por beleza, mas por saúde também! O excesso de peso deixa o ciclo menstrual irregular, dificultando saber qual o período fértil. Além é claro, de prejudicar diretamente os óvulos, fazendo com que eles acabem antes e ainda percam a sua qualidade.

Obesidade

Problemas hormonais

Mulheres que ovulam normalmente apresentam menstruações regulares, que na maioria das vezes são precedidas de sintomas prés-menstruais, mais conhecidos como TPM. Já aquelas mulheres que não ovulam adequadamente apresentam menstruação irregulares que muitas vezes são associadas ao aumento de pelos e acne. Como a ovulação é controlada por hormônios, e se por algum motivo houver desequilíbrio hormonal, a ovulação será afetada, assim dificultando a gravidez.

Problemas hormonais

Ansiedade

É normal um casal que está tentando ter um filho sofrer de ansiedade, já que eles esperam o tão sonhado positivo como nunca esperaram por nada nessa vida. Acredite, essa expectativa gera ansiedade, que causa alterações psicológicas como o estresse e afeta – diretamente – a sua fertilidade!

Então a dica é relaxar e deixar acontecer! Não dê ouvidos para cobranças de familiares e muito menos de terceiros. Não fique encanada com o que te dizem e relaxe. Essa é uma boa forma de conseguir ter um bebê!

Ansiedade

Estilo de vida

É fato que um estilo de vida saudável é a base de tudo! Então é fundamental aliar uma alimentação equilibrada com a prática de atividades físicas. Quando uma mulher leva uma vida mais corrida, com uma alimentação péssima e o estresse a flor da pele, as chances de sofrer com infertilidade são bem grandes! Por isso livre-se dos almoços em fast foods e tenha uma vida mais saudável, por você e pelo seu futuro bebê!

Afinal, mesmo que você consiga engravidar nesse momento, com uma vida desregulada, a chance da criança e você desenvolverem problemas de saúde é enorme!

Estilo de vida saudável

Esse são apenas 7 dos muitos fatores que podem atrapalhar a fertilidade de uma mulher! Se você está com dificuldades para engravidar, procure um médico para uma avaliação completa!

Saiba mais sobre gravidez

30/03/16 por Ananda

   

Mais informações por email

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook