3 dicas de alimentação infantil saudável

Hábitos saudáveis na infância refletem em uma vida adulta promissora, por isso cuidados com a alimentação e exercícios são fundamentais.

meninacomendotomate

Que a alimentação  é uma grande preocupação dos pais, isso é indiscutível. Porém a alimentação saudável passa a ser colocada em discussão. Para isso listamos três principais dicas para uma alimentação saudável dos pequenos juntamente com os bons hábitos alimentares da família.

Cardápio e receitas

Que legumes e verduras, carnes magras e ingerir pouca gordura é o ideal para qualquer alimentação, isso todos nós sabemos. Entretanto a infância é regrada de doces, guloseimas e nos últimos tempos com poucas brincadeiras que exigem atividade física, essa junção de fatores podem ocasionar problemas como a obesidade infantil.

Mais sobre 3 dicas de alimentação infantil saudável

criançasobesas

A primeira dica é fazer com que seu filho aprenda a importância de todos os alimentos, conheça sabores diferentes, e essa prática da descoberta deve ser realizada mais cedo possível, logo na primeira infância, por volta dos seis meses de idade.

Ao introduzir novos alimentos após a amamentação, evite o uso de açúcar e gorduras. Dê preferência para as frutas e sucos naturais. Claro que no início dessa nova descoberta alimentar, a criança irá torcer o nariz, entretanto insista em oferecer diversos alimentos, com diversas formas de preparo. Isso ajudará a construir o novo cardápio e um novo hábito alimentar.

bebêcomendopapinhadefrutascomamãe

Deixe o prato o mais colorido possível, o cardápio variado, procure mesclar refeições com alimentos ricos em proteínas e vitaminas: alimentos como carnes, peixes, ovos, mamão, cenoura, abobrinha, laranja e maçã.

Uma receita prática e simples para uma refeição leve, é um lanche de pão integral, cenoura ralada, peito de peru e queijo branco. Se preferir, adicione requeijão light. Trocar o peito de peru por frango desfiado ou atum, também é uma excelente ideia. É gostoso e muito saudável.

sanduíchesdivertidos

Na preparação, peça ajuda para a criança, ela sentirá vontade de comer o alimento que ela mesma está preparando. Lembre-se que essa dica de receita é para um lanche da tarde, não para uma refeição principal como um almoço, por exemplo.

Horários específicos e várias refeições

O ideal é realizar pelo menos seis refeições diárias. Ensinar a importância de respeitar os horários corretos e o intervalo de três em três horas.

Ao realizar as refeições procure um ambiente calmo, sentado à mesa e sem barulhos. A televisão, computadores e celulares desligados. Se possível, reúna a família juntamente com a criança, para que ela possa se alimentar em um ambiente harmonioso.

meninacomendoumlanchenaturalnaescola

Quando ela já se encontra em período escolar, sentar no refeitório e comer devagar também faz diferença. Procure deixar o lanche divertido, vistoso para que ela sinta vontade de realizar a refeição.

Exercícios físicos para crianças

Em tempos modernos, exercícios tem sido algo pouco frequente na rotina das crianças. Para manter hábitos saudáveis e uma boa resistência física, além das aulas regulares de Educação Física no período escolar, algumas alternativas podem ser encontradas pelos pais, como acadêmia para crianças, com atividades direcionadas.

exercíciofísiconainfância

Esportes já conhecidos como futebol, natação, judô e ballet, também fazem uma grande diferença na disposição física dos pequenos. Lembrando que um passeio no parque, andar de bicicleta ou até mesmo o bom e velho "pega-pega" além de saudável fortalece os vínculos familiares.

atividadesfísicascomafamília

Vale lembrar que tanto na alimentação saudável, quantos nos exercícios a família serve de exemplo para bons hábitos, que os tornarão adultos saudáveis. Para saber mais, assista o vídeo a seguir:

Leia mais sobre alimentação:

02/06/16 por Veronica Ortiz

   

Mais informações por email

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook